Stories do Instagram, fonte de marketing eficaz para pequenas empresas

O Instagram se tornou rapidamente uma das plataformas sociais mais importantes para proprietários de pequenas empresas

Você tem a opção de criar postagens estáticas no Instagram. Um recurso divertido que começou na plataforma (e desde então se espalhou para o Facebook) são os stories.

Embora uma postagem seja exibida nos feeds dos seus seguidores e permaneça no perfil para sempre, os stories têm vida curta: duram apenas 24 horas.

Alguns proprietários de empresas têm dilemas sobre a melhor forma de usar as stories. Que tipo de conteúdo você deve compartilhar?

Quando você escolhe uma stories em vez de uma postagem normal? Como obter o máximo de cobertura para o conteúdo que você compartilha na stories?

Stories do Instagram: adicione postagens

O maior dilema para muitos proprietários de pequenas empresas é determinar o que pertence a um stories em vez de uma postagem tradicional. É melhor lembrar que as postagens são para sempre.

Portanto, o tipo de conteúdo que você distribui em uma postagem deve estar de acordo com sua marca. Além disso, deve fornecer valor de longo prazo para quem o vê, seja hoje ou daqui a mais de 2 anos e que te faça ganhar 10k seguidores Instagram tão esperados para liberação do arrasta para cima.

Suponha que você tenha uma padaria. Entre outras coisas, faz sentido compartilhar fotos editadas de produtos de panificação acabados em suas postagens.

Distribuir esse conteúdo em postagens faz com que o cliente em potencial saiba que tipo de produto pode esperar se ele passar pela sua loja.

Nos stories do Instagram você pode ser um pouco mais “tenso”. Mostre o trabalho que resultou na postagem perfeita para a imagem. Onde seu avental é coberto com farinha e as crianças correm pela loja ao fundo.

Ou tire fotos durante o processo de cozimento. Apresente o passo a passo da criação nos stories e revele o produto em um post.

Os stories são uma ótima maneira de anunciar ofertas de curto prazo. Suponha que você tenha uma loja de varejo e tenha grandes vendas na Black Friday.

Em vez de “obstruir” as postagens de anúncios, considere a criação de uma única postagem anunciando a venda. Isso servirá como conteúdo âncora para stories do Instagram.

Use uma combinação de fotos e vídeos

Você pode postar fotos ou vídeos em stories do Instagram. Embora geralmente seja mais fácil capturar uma imagem estática, é uma boa ideia distribuir uma combinação dos dois tipos de conteúdo.

Compartilhar conteúdo em stories constantemente é uma ótima maneira de manter o foco de seus seguidores. Acompanhe como as stories são exibidas. As pessoas geralmente desenrolam todos que seguem de uma vez.

Como a fila de stories está no topo do aplicativo Instagram, se você produz stories regularmente, sua empresa geralmente dá as boas-vindas aos usuários sempre que eles se conectam.

O compartilhamento de imagens estáticas em stories do Instagram permite que você compartilhe um fluxo mais estável de conteúdo? É uma boa tática a seguir.

O vídeo tem a capacidade de criar uma conexão mais profunda e pessoal com o público. Realmente dê vida ao que está acontecendo em seu negócio.

Estimula os conhecidos, assim como os que compõem as primeiras etapas da ampulheta do marketing. Portanto, considere incorporar vídeos em stories do Instagram quantas vezes por semana você puder.

Use adesivos com sabedoria

Depois de criar seu conteúdo (seja vídeo ou foto) para compartilhar stories na rede social, você pode usar adesivos. Alguns dos adesivos são gifs ou imagens. Essas são maneiras divertidas de adicionar recursos visuais às suas postagens.

No entanto, outros adesivos podem ter um propósito maior na divulgação de informações sobre sua empresa. Você pode incluir adesivos de hashtag em suas postagens, o que pode abrir seu conteúdo para um público mais amplo.

Ao incluir hashtags, o conteúdo se torna visível para qualquer usuário do Instagram que pesquisou ou está seguindo essa hashtag. Se você estiver estrategicamente conectado às hashtags que usa, pode ganhar novos seguidores no processo.

Você pode criar sua própria hashtag para promover um determinado produto em sua empresa? Por exemplo, você está hospedando uma conferência com especialistas do setor e grandes palestrantes?

Considere a criação de uma hashtag para o evento. Você pode usar a hashtag na preparação para o evento para divulgar os ingressos.

Você pode usá-lo durante o evento para distribuir conteúdo ao vivo no palco e nas entrevistas. Você também pode usá-lo após o evento para compartilhar recapitulações significativas.

Os adesivos de localização são essenciais para empresas que possuem localizações físicas. Permitem que você marque sua empresa pelo nome. Então, quando alguém clica na tag de localização, todas as outras postagens nas quais a empresa foi marcada com sua localização aparecerão.

Quem clicar no adesivo verá não apenas o seu conteúdo, mas também o conteúdo gerado pelos usuários que visitaram sua empresa.

Finalmente, há adesivos, eles permitem que você marque outra empresa ou pessoa em seus stories. Mencionar influenciadores sobre conteúdo relevante pode chamar a atenção deles, fazendo com que redistribuam seus stories.

Faça as pessoas falarem

Os stories do Instagram não precisam ser uma conversa unilateral. É uma oportunidade de envolver seus seguidores em um diálogo real.

Aqui estão outras características da stories. Você pode criar enquetes por meio de stories do Instagram. Você pode pedir aos usuários que selecionem seus produtos favoritos entre várias opções.

Talvez inicie um concurso para adivinhar o produto mais novo que você vai anunciar. Ou você pode criar uma pesquisa para perguntar aos usuários sobre os maiores dilemas de sua área de especialização.

As pessoas gostam de fazer pesquisas online rápidas e divertidas. Muitas vezes, é um excelente primeiro passo para envolver o público. A partir daí, você quer pegar os resultados e estender a conversa.

Por exemplo, você perguntou sobre seus produtos favoritos. Crie uma postagem de vídeo onde você compartilha o produto vencedor e demonstra alguns de seus melhores recursos.

Se você criou um concurso de nomenclatura, anuncie o vencedor em um vídeo. Em seguida, compartilhe algumas fotos dos vencedores chegando à sua loja para retirar o prêmio.

Se você pediu aos usuários que enviassem perguntas, use-as para criar um vídeo ao vivo no Instagram. Responda a essas perguntas e às que vierem em tempo real.

Aproveite o recurso Destaques

Os stories do Instagram duram apenas 24 horas, mas existe uma maneira de mantê-las em seu perfil para sempre. Embora isso não seja apropriado em todos os casos, para aqueles com conteúdo mais rico ou informações relevantes de longo prazo, faz sentido salvá-los como destaques.

A função de destaque aparece abaixo da foto do perfil e acima das postagens usuais do Instagram. Você pode criar categorias para os momentos mais importantes.