Atualizando para hospedagem dedicada: por que, quando e como?

Antes de atualizar para hospedagem dedicada, é importante considerar alguns conceitos diferentes. Para que você planeja usar o servidor? Onde você quer que seu data center esteja? Como saber se a hospedagem de servidor dedicado é a certa para você? Todas essas são perguntas que precisam ser respondidas antes de você iniciar o processo de atualização. Neste artigo, discutiremos os usos da hospedagem dedicada, a importância da localização do data center e os aspectos a serem considerados ao fazer o upgrade de sua hospedagem.

Os tópicos incluem:

  • 5 usos para atualizar para hospedagem dedicada;
  • Importância da localização do data center;
  • O upgrade para hospedagem dedicada é ideal para você?.

5 funcionalidades da hospedagem dedicada

hospedagem dedicada

Aqui estão algumas das funcionalidades populares da hospedagem dedicada:

Site de hospedagem

Quando se trata de usos para um servidor dedicado, o site de hospedagem está no topo da lista. Servidores dedicados ajudam seu público a chegar ao seu site mais rapidamente. Em contraste com planos de hospedagem de sites menores, como hospedagem com IP compartilhado e hospedagem VPS, um servidor dedicado fornecerá velocidade de alto desempenho e estabilidade para os visitantes do seu site.

Hospedagem de servidor de jogos

Quer você seja um jogador hardcore ou esteja apenas procurando uma maneira de jogar com seus amigos, você pode usar um servidor dedicado para hospedar um jogo multiplayer. Isso não só permite um tempo de atividade 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a capacidade de seus amigos entrarem, mesmo quando você sai, mas também permite que seus amigos internacionais participem do jogo.

Redes privadas virtuais (VPNs)

As redes privadas virtuais, mais comumente conhecidas como VPNs, são úteis quando você deseja manter as informações seguras e disponíveis apenas para dispositivos específicos. Apenas computadores específicos podem se conectar uns aos outros e ao servidor, portanto, os dados não podem ser acessados sem passar por um desses computadores. Isso fornece maior segurança e evita hacking.

Sincronização de dados

Muito semelhante a uma VPN, você pode fazer upload de arquivos no servidor dedicado para que todos os dispositivos conectados possam acessá-los. Normalmente, eles são tratados por meio de uma rede em nuvem, mas, como acontece com as VPNs, os arquivos são mais seguros graças ao fato de que apenas dispositivos específicos podem se conectar ao servidor. A principal diferença entre a sincronização de dados e uma rede privada virtual é que uma VPN é usada para conectar computadores, enquanto a sincronização de dados permite que os arquivos sejam armazenados em uma área para uso futuro (quase como um gabinete).

Serviços de comunicação

O e-mail é normalmente enviado por meio de computadores pela Internet, deixando-o aberto para interceptação. Com um servidor dedicado, você pode enviar mensagens de IRC ou mensagens do Internet Relay Chat para qualquer dispositivo conectado a essa rede. Por ser um servidor dedicado, você pode criptografar mensagens e mantê-las longe do público. Isso também é útil se você possui uma empresa e não deseja que os funcionários usem o e-mail de trabalho para assuntos pessoais. O proprietário de um servidor dedicado pode regular como os dispositivos em rede recebem e enviam mensagens, como e-mail ou outras formas de comunicação.

Importância da localização do data center

Com o poder dos servidores modernos e as velocidades de dados da Internet, algo como a localização geográfica de um servidor pode parecer trivial. Afinal, os dados percorrem a Internet com tanta rapidez que a localização pode parecer irrelevante.

Apesar da velocidade relativamente alta da Internet moderna, os usuários ainda podem experimentar atrasos quando tentam acessar dados a grandes distâncias. Esse atraso se torna particularmente pronunciado em situações em que o usuário e o servidor trocam muitas informações, como em uma configuração de aplicativo móvel.

Em muitos casos, pode ser aconselhável ter servidores em vários locais. Essa abordagem faz sentido para aqueles que fornecem dados para usuários em diferentes vizinhanças. Ele também serve como um meio de gerenciamento de risco, mantendo dados e processos redundantes em servidores dedicados em locais geograficamente distantes. Se algo acontecer a um servidor (desastre natural, queda de energia, etc.), o outro pode assumir.

Onde estão seus usuários?

Obviamente, o orçamento e os requisitos operacionais devem ser levados em consideração em sua decisão. Mas, seria melhor para seus objetivos operacionais explorar a

(ou seja, ter servidores em vários locais)? Ou ter apenas um servidor em uma localização ideal atende melhor aos seus objetivos e orçamento? Você precisará de especificações de primeira linha ou deve optar por servidores de entrada ou de médio porte sólidos em vários locais?

As respostas a algumas dessas perguntas dizem respeito ao uso pretendido para o servidor dedicado. Por exemplo, um servidor de e-mail provavelmente deve ser executado próximo ao de usuários que irão acessá-lo.

Por outro lado, a maioria dos clientes não precisa de hardware de nível superior simplesmente para executar um servidor de e-mail.

Como resultado, pode ser possível comprar hospedagem para dois ou mais servidores em locais diferentes.

A redução resultante no atraso para os usuários pode facilmente acelerar os tempos de entrega de e-mail. Na verdade, os ganhos podem exceder aqueles resultantes de hardware de ponta em um data center mais distante.

Vários locais de servidor também podem criar redundância de backup para segurança e garantir a operação contínua, mesmo no caso de outro servidor sofrer uma falha.

Como alternativa, aqueles que precisam de servidores dedicados para infraestrutura de aplicativos móveis podem querer servidores localizados o mais próximo possível de sua base de usuários.

O upgrade para hospedagem dedicada é ideal para você?

As empresas não devem ter medo de atualizar para uma hospedagem dedicada. Na verdade, há muitas vantagens em fazer exatamente isso. Mas é importante encontrar a plataforma gerenciada certa para suas necessidades e fazer sua pesquisa antes de assumir um compromisso. Leia algumas vantagens da hospedagem de servidor dedicado gerenciado:

Atualizações de software

Uma das primeiras coisas que você pode deixar de se preocupar com a hospedagem de servidor dedicado gerenciado é a necessidade de executar atualizações regulares no software. Existem atualizações e patches constantes emitidos por empresas de software que podem reparar vulnerabilidades em um programa.

Algumas dessas vulnerabilidades podem deixar seu site aberto a hackers que desejam travar seu sistema ou roubar seus dados. Mas se você tiver um servidor dedicado gerenciado, seu serviço de hospedagem executará todas essas atualizações para garantir que seu site tenha o software mais atual disponível.

Manutenção de hardware

O software não é a única coisa que precisa ser reparada e atualizada regularmente. Seu servidor físico precisa de manutenção regular para funcionar em um nível ideal, como um carro. A maioria de nós não teria ideia do que fazer se nosso servidor travasse, a não ser ligar para o suporte técnico e rezar para que eles consigam consertá-lo.

Mas, com um servidor gerenciado, sua empresa de hospedagem garantirá que seu servidor físico esteja funcionando bem para que você tenha um alto tempo de atividade. Isso significa que o seu site não irá travar ou, se isso acontecer, ele será colocado online novamente o mais rápido possível.

Proteção de dados

Imagine que algo dramático aconteça com o seu servidor e ele trave levando não apenas todos os arquivos do seu site, mas também todos os dados do cliente que você acumulou ao longo dos anos. Com um servidor gerenciado, sua empresa de hospedagem irá agendar backups regulares com os quais você não precisa se preocupar.

Se o seu site travar, eles podem restaurar seus dados quase que instantaneamente e seu site dificilmente perderá o ritmo ao ficar online novamente. E então, você não terá que recriar os dados do cliente do zero.

Tráfego da web

Infelizmente, às vezes, muito tráfego na web pode ser uma coisa ruim. Picos de tráfego podem criar uma aglomeração que diminui a velocidade do seu site, dificultando o carregamento das páginas, o que, por sua vez, afasta os visitantes por pensarem que algo está errado com o site. Os servidores gerenciados são monitorados para garantir que tais picos de tráfego possam ser tratados sem causar grandes problemas ao seu site.

Segurança

Hacking é uma questão importante com a qual todo proprietário e operador de site deve se preocupar. Em um servidor compartilhado, sua segurança pode ser comprometida por um site não seguro no mesmo servidor. Assim que os hackers entram no site, eles podem usar o servidor como um meio de atacar o seu.

No entanto, com um servidor dedicado, você não precisa se preocupar com isso, pois você é o único no servidor. Se o seu servidor for gerenciado, você saberá que o seu site será verificado regularmente em busca de vírus e malware e que estará protegido contra ataques DDoS e outros hacks.

Suporte técnico

Por último, um servidor dedicado gerenciado pode economizar dinheiro em longo prazo, porque você não precisa manter um funcionário de TI em espera para manter seu site. Em vez disso, seu host de servidor gerenciado fornecerá suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles também podem ajudar se houver problemas com o servidor ou se você precisar de ajuda com o design e outras questões técnicas sobre o seu próprio site.

Conclusão

Com todas essas informações a serem consideradas, esperamos que você esteja mais perto de decidir se a atualização para a hospedagem dedicada é a certa para você. A hospedagem dedicada pode ser um recurso poderoso para sua experiência de hospedagem na web, oferecendo a você mais ferramentas e opções do que qualquer outro tipo de hospedagem disponível.