O que é tom de voz da marca?

O tom de voz da marca pode ser definido como a personalidade da sua marca, definindo a maneira como ela se comunica com o público através dos canais de comunicação da empresa, como o site, redes sociais, e-mails e outros meios de interação.

A personalidade de uma empresa vai muito além da definição de missão, visão e valores. Essa ação envolve os princípios da sua empresa, que são os responsáveis pela forma de se comunicar da sua marca, independente do formato do conteúdo.

Ou seja, o tom de voz da marca é a forma como a sua empresa conversa com o público. Entre os benefícios que esse recurso proporciona, podemos destacar:

  • Comunicação clara;
  • Conexão emocional;
  • Definição de identidade;
  • Construção de autoridade.

Para entender melhor como funciona essa estratégia, como ela interfere na gestão de marketing e vendas e como aplicá-la na sua empresa, confira as dicas que separamos logo abaixo.

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4 dicas para definir o tom de voz da marca

Construir uma boa linha de tom de voz da marca pode levar algum tempo. Dessa forma, é imprescindível começar a defini-la o quanto antes, isso porque quanto mais cedo integrá-la à cultura da empresa, mais fácil será utilizá-la na hora da comunicação.

Para te ajudar nessa jornada, reunimos as 4 dicas a seguir. Confira!

1 – Crie a sua persona

O primeiro passo para investir nessa estratégia é criar a persona. A persona, ou buyer persona, é um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal de uma empresa.  Sem essa definição, não será possível se posicionar ou criar um tom de voz da marca.

Por isso, conheça o seu público-alvo a fundo, pois além de te ajudar na gestão estratégica de marketing e vendas, também irá  te ajudar na hora de definir o conteúdo da sua linha editorial.

Para te ajudar a criar a sua persona, é preciso considerar fatores como nome, idade, gênero, profissão, hobbies, hábitos, comportamentos, dores, como ele se comunica, quais redes sociais utiliza e quais tendências acompanha.

2 – Defina o seu posicionamento e valores

Você deve gerar identificação com as pessoas se o seu desejo é se destacar no meio digital. Diante disso, é preciso pensar em como você irá se posicionar e como irá utilizar o seu posicionamento para atrair fãs para a sua marca.

Antes de definir o seu posicionamento, é preciso responder algumas questões como: 

  • No que a sua marca acredita?
  • Qual é o maior rival da sua marca?
  • Qual emoção você deseja transmitir?
  • Quais são seus maiores objetivos e valores?

Após responder esses questionamentos, será possível criar um posicionamento capaz de te ajudar a alinhar as ações da sua empresa, inclusive a gestão comercial ead, e definir valores que condizem com as bandeiras levantadas pela sua marca.

3 – Defina o tom de voz da sua marca

Após definir os passos anteriores, é chegada a hora de definir o tom de voz da sua marca. Para essa etapa, é preciso responder às seguintes questões:

  • Quais são os seus lemas?
  • Qual é a personalidade da sua marca?
  • Quais expressões e gírias a sua marca fala?
  • Usar emojis faz parte da sua forma de se comunicar?

Responder essas questões irá te ajudar a entender melhor como se comunicar nas mídias digitais, além de melhorar a sua gestão de marketing e comunicação. Ao utilizar elementos que se repetem, a sua mensagem será memorizada com facilidade pelo público.

4 – Teste o seu tom de voz com conteúdos

Depois de definir o tom de voz da sua marca, é preciso testá-lo através das redes sociais e dos outros canais digitais onde sua marca esteja presente. Essa etapa é importante para evitar que seu tom soe forçado ou não autêntico.

Portanto, coloque em prática seus conhecimentos adquiridos em uma faculdade de vendas e marketing, crie conteúdos de qualidade e realize testes nas mídias sociais. Somente depois dessa ação será possível identificar o que precisa ser ajustado.

A relação do tom de voz da marca com o branding

O branding, também conhecido como gestão de marcas em português, é uma estratégia responsável por construir e gerenciar uma marca. Para isso, é preciso definir questões como objetivos, visão e posicionamento da marca.

Diante disso, podemos definir que a comunicação é um fator essencial para que a estratégia de branding funcione. E para que a comunicação de uma marca seja eficiente, é preciso definir o posicionamento e o tom de voz da marca.

Logo, a comunicação é um elo entre as estratégias de branding e o tom de voz da marca, já que o branding depende da comunicação e a comunicação depende da definição do tom de voz da marca para ser mais assertiva.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

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