3 vantagens de usar modelo de assinatura para o seu negócio

Assim como o gigante do streaming Netflix, os modelos de assinatura são populares entre muitas empresas online e garantem altas vendas e processos simplificados. 

Mas por que exatamente o plano de assinaturas é tão bem-sucedido? E o que você deve considerar ao entrar no negócio de assinaturas? Nesse artigo, você verá a definição, os diferentes tipos de plano de assinaturas e três  benefícios atraentes das assinaturas. 

Mais sobre Marketing

Definição: o que é um modelo de assinatura?

Antes que o termo plano de assinaturas possa ser explicado, vale a pena dar uma olhada no termo “assinatura”. De acordo com a definição, esta é a compra regular de um serviço, muitas vezes por uma taxa. O destinatário deste serviço é o assinante. 

Quando todos os processos e opções relacionados ao uso de um modelo de assinatura em um negócio online são descritos, isso é chamado de plano de assinatura. 

Os clientes podem não apenas comprar mercadorias e produtos on-line individualmente e uma vez, mas também assiná-los em determinados prazos de entrega. Em troca, o assinante paga uma quantia por um negócio de assinatura, que permanece o mesmo e só pode ser alterado por acordo ou a pedido do cliente.

O modelo de negócios certo para o plano de assinaturas

Se você oferece aos clientes um modelo de assinatura, deve procurar um valor agregado real no modelo de negócios. Os clientes devem realmente poder usar o que está sendo oferecido pela assinatura. 

As assinaturas são particularmente interessantes para clientes que fornecem alívio ou resolvem um problema ou despertam curiosidade. No entanto, os produtos de nicho são adequados para se destacar da infinidade de provedores de assinatura no mercado. 

Além disso, os provedores obtêm alta rentabilidade se não apenas contarem com o plano de assinaturas, mas também o oferecerem a seus clientes como um serviço adicional.

Três tipos de plano por assinatura com um modelo de assinatura

Com o plano por assinatura, existem três maneiras diferentes de configurar o modelo de assinatura. Isso significa que as vantagens de uma assinatura também podem ser usadas para o cliente e para você como empresário:

Adesão ao clube: Com esta forma de plano por assinatura, o cliente tem acesso a determinadas ofertas. Normalmente existem inúmeros serviços para o negócio de assinaturas, que são ampliados regularmente para que o cliente não cancele sua assinatura. 

A Amazon Prime por exemplo pode entrar na categoria de clube, pois além de você ter frete grátis ao comprar produtos como sapatos femininos e eletrônicos, você tem acesso aos demais serviços, dentre eles, streaming, jogos, música. 

A assinatura surpresa: Com este modelo de assinatura, o cliente paga um valor fixo, mas seleciona apenas o grupo de produtos e não um item específico. Isso permite que você, como empresário, decida por si mesmo quais produtos você envia ou fornece como um negócio de assinatura.

Reabastecimento: Aqui, os produtos são entregues repetidamente como um modelo de assinatura para o qual o cliente tem uma necessidade constante. Os alimentos são adequados para isso, mas também outros consumíveis que são usados ​​semanalmente ou mensalmente.

Com os três tipos de plano por assinatura, existe a opção de selecionar uma assinatura clássica ou uma assinatura suave. Enquanto o cliente se vincula ao varejista com uma assinatura clássica com prazos fixos, uma assinatura suave como modelo de assinatura deixa mais margem de manobra. Por exemplo, seu cliente pode alterar os intervalos de entrega, prazo e período de aviso com mais facilidade.

3 vantagens de uma assinatura no plano de assinaturas

Não importa qual modelo de assinatura você escolha no plano de assinaturas, você pode se beneficiar dessas vantagens práticas de uma assinatura:

1. Vantagem do modelo de assinatura: segurança financeira 

Se seus clientes fizerem uma assinatura e, assim, pagarem definitivamente, pelo valor  todos os meses, esses pagamentos garantem uma enorme segurança financeira para sua empresa online. Você sabe que certas vendas estão disponíveis e você pode, por exemplo, contratar novos funcionários ou fazer investimentos por meio do negócio de assinaturas. 

No entanto, para que esse benefício da assinatura funcione a longo prazo, você deve sempre incluir possíveis cancelamentos de assinatura em seu plano financeiro.

2. Vantagem do modelo de assinatura: planejamento de segurança para seus produtos

Seja na criação de um produto online ou na entrega de determinadas mercadorias, com um modelo de assinatura, muitos processos são claros antecipadamente e, assim, oferecem a você uma segurança de planejamento ideal. 

Muitas vezes você sabe com meses de antecedência quantos produtos você precisa encomendar para o modelo de assinatura, quanto tempo as entregas levarão e quais funcionários devem ser implantados em qual ponto. Isso permite que você continue otimizando seus planos para o plano de assinaturas e economize muito estresse.

3. Vantagem do modelo de assinatura: períodos de teste atraem clientes 

Você provavelmente o lê em todos os lugares on-line ou vê na TV que muitos serviços de assinatura oferecem períodos de teste gratuitos. Use uma plataforma de streaming por sete dias gratuitamente e pague apenas 50% do valor real nos três primeiros meses de assinatura. 

E a estratégia por trás disso é simples: o cliente pode testar o modelo de assinatura sem grandes riscos e, portanto, está mais disposto a decidir sobre o produto. Na melhor das hipóteses, o cliente conclui um modelo de assinatura paga e permanece com ela no longo prazo.

Dicas para começar com seu próprio modelo de assinatura

Se você decidir começar com o plano de assinaturas e quiser aproveitar os benefícios de uma assinatura, considere as seguintes dicas de implementação:

  • Usabilidade é tudo! Seus clientes devem poder selecionar ou cancelar seu modelo de assinatura adequado a qualquer momento. Essa é a única maneira de provar aos novos clientes que não há risco, apesar do negócio de assinaturas.
  • Certifique-se também de escolher o provedor certo para as transações de pagamento, a fim de agilizar os processos com o modelo de assinatura. Isso inclui o PayPal, por exemplo.
  • Para convencer seus clientes a longo prazo, você deve prestar atenção à transparência. Isso significa que todas as ofertas e períodos de cancelamento devem estar claramente visíveis no contrato de assinatura.
  • Para que o plano de assinaturas venha a valer a pena a longo prazo, você deve sempre conquistar novos clientes. Não fique satisfeito com os clientes existentes do modelo de assinatura, mas sempre busque novas oportunidades de vendas.
  • Com o plano de assinaturas, o atendimento ao cliente vem em primeiro lugar. É importante oferecer uma pessoa de contato direto ou responder às consultas o mais rápido possível para evitar que a assinatura seja encerrada.

Em geral, faz sentido que você primeiro crie um plano financeiro e compare as despesas e receitas dos planos de assinaturas. É assim que você pode ver se está se beneficiando das vantagens da assinatura.

Por que a personalização é tão importante no plano de assinaturas?

Os clientes geralmente não gostam quando perdem o controle de seu modelo. É por isso que a personalização é importante no plano de assinaturas para transmitir segurança e enfatizar a exclusividade. 

Isso inclui, por exemplo, que os próprios clientes possam determinar seus produtos, os prazos de entrega e o tempo de trânsito. Panfletos personalizados com o nome ou códigos de desconto especiais também são particularmente eficazes. A personalização também é possível durante o envio.

Conclusão 

Obviamente, nem todo modelo de negócios é adequado para uma assinatura. Se você vende móveis por meio de uma loja online, não pode implementar de forma lucrativa um modelo de assinatura. 

É por isso que você não deve tentar desesperadamente mudar para o plano de assinaturas, mas avaliar cuidadosamente as possibilidades e despesas. Assim que os benefícios de assinatura suficientes forem atendidos, vale a pena implementar e preparar seu próprio modelo de assinatura. 

Você sempre pode se orientar sobre as ofertas concorrentes para obter uma visão geral inicial e iniciar o planejamento de custos inicial.