Migração SEO: Dicas Fundamentais

Migração SEO | A importância de projetar um website responsivo que proporcione uma experiência ótima para o usuário em todas as plataformas é agora maior do que nunca. As expectativas dos usuários em relação às experiências digitais estão crescendo exponencialmente, exigindo que as empresas adaptem seus sites de acordo ou correm o risco de perder tráfego valioso, conversões, receitas e participação no mercado.

Desde o design responsivo e integrações API até portais de pagamento e plataformas de marketing conversacional, a tecnologia do website está avançando rapidamente. Estes aprimoramentos estão levando muitos líderes de suítes C a revisar o design e as capacidades funcionais de seus sites existentes, migrando para uma nova plataforma. Mas esta é uma ordem alta, e para os despreparados, pode ter consequências devastadoras e custosas.

Custo de migração inicial + Perda de tráfego  = Duplo Problema

Não é segredo que redesenhar ou reconstruir um website em 2021 não é caro. Também é caro atrasar uma atualização, ou fazer uma atualização sem um plano adequado, arriscando a perda de tráfego valioso na parte de trás de uma migração. Confira mais detalhes em nosso site

Passos Introdutórios sobre Migração SEO

Migrar para um novo domínio pode ser uma grande mudança comercial, mas você não precisa ser um especialista em SEO para saber que um novo site bonito é inútil se ninguém souber que você existe. Um investimento inicial caro pode acabar custando-lhe ainda mais no tráfego perdido que muitas vezes decorre da falta de planejamento de SEO.

Diminuições nos rankings (e no tráfego), má experiência do usuário e até mesmo penalidades do Google podem resultar de um planejamento de migração SEO impróprio, tudo resultando em menor receita em um momento em que se espera que o website aumente a receita.

Além disso, sem um planejamento adequado de migração SEO, uma empresa perderá a oportunidade de identificar áreas em que possa melhorar o desempenho orgânico de seus websites e melhorar seu envolvimento com os usuários para otimizar as taxas de conversão.

Lista de Verificação da Migração SEO

Agora que já abordamos como é essencial desenvolver uma estratégia de SEO durante a migração de um website, é hora de discutir os passos para implementar soluções de SEO em sua estratégia de migração.Primeiro, a fim de garantir uma migração otimizada, você deve ter um plano claro em mente. Este plano deve envolver três fases:

Pré-Lançamento

  • Estabelecer objetivos e metas. Compartilhar objetivos e metas claros e realistas com partes interessadas importantes para estabelecer e gerenciar expectativas para a migração. Discutir e chegar a um acordo sobre os pontos-chave na fase de instalação ajudará a manter o projeto dentro do escopo e do orçamento.
  • Revisar o foco da palavra-chave. Alinhe suas equipes de desenvolvimento e criação de conteúdo para que ambas tenham uma compreensão da importância de sua estratégia de palavra-chave focada, assegurando que o site seja projetado com SEO em mente. Isto pode exigir alguma educação de funcionários de nível C ou não técnicos envolvidos com a migração. Compreender a importância de SEO é fundamental para o sucesso de sua migração.
  • Identifique as Páginas Prioritárias. É importante identificar as páginas prioritárias para evitar que elas percam visibilidade durante o processo de migração. Quando você estiver identificando a prioridade, pense nas páginas que dirigem mais tráfego, nas páginas que convertem bem e nos ímãs de backlink. Estas páginas são os ativos mais valiosos de seu website.
  • Benchmark Site atual. Observe as principais métricas SEO de seu site antigo, tais como tempos de carga (móvel e desktop), número de backlinks, ranking de palavras-chave, etc. Isto lhe permitirá comparar de forma tangível o desempenho antes e depois da migração, e para áreas que estão causando problemas, fornece pontos de referência para determinar onde e por que eles estão acontecendo.
  • Revise o Ambiente de Preparação. Certifique-se de que o site não seja acessível aos mecanismos de busca, mas possa ser rastreado sob demanda para testes antes do lançamento.
  • Testes pré-lançamento. Há muita coisa que entra nesta parte do trabalho de SEO pré-lançamento, incluindo a revisão: todos os dados relevantes, modelos de página, estrutura de metadados, conteúdo (qualitativo e quantitativo), estrutura de link interno, questões de tempo de rastreamento, rastreamento JavaScript, otimização móvel, 404 páginas personalizadas, revisão do mapa do site XML, mapa do site HTML, redirecionamentos, implementação analítica, otimização de mídia social e quaisquer outros componentes críticos de seu site.

Lançamento

  • Verifique o Crawling. Verifique o arquivo robots.txt para quaisquer problemas de rastreamento, revise as respostas do servidor (desktop e móvel), revise as tags canônicas em busca de erros, verifique as diretivas não-indexadas ou não-seguidas não intencionais e identifique e corrija problemas de camuflagem, se necessário.
  • Redirecionamento do trabalho e confirmação. É provavelmente a tarefa mais importante envolvida em uma migração, é fundamental garantir que a antiga URL seja redirecionada corretamente para o novo site. Evite problemas de redirecionamento temporário e/ou legado, reveja as cadeias de redirecionamento e certifique-se de que as regras de redirecionamento estão funcionando como esperado em toda a linha.
  • Configuração do Console de Busca. Revise como o Google está indexando o novo site. Verifique se há problemas críticos e use “Fetch as Google” em cada tipo de página. Teste cada mapa do site e forneça as melhores práticas para ajudar os mecanismos de busca a descobrir redirecionamentos. Faça o upload de um novo arquivo de rejeição e resolva todos os problemas de conteúdo duplicado.
  • Revisão de conformidade no local do Google. Reveja todos os metadados, imagens, links internos, etc. para garantir a conformidade do Google.

Finalização

  • Verifique o relatório de status do índice. Isto permite que você monitore de perto a indexação.
  • Monitore os níveis de indexação do mapa do site. Isto ajuda você a garantir que suas páginas estejam devidamente indexadas, encontrando as lacunas.
  • Fique de olho no relatório Crawl Stats. Procure por gotas no número de páginas que o Google rastreia a cada dia.
  • Faça o download e revise diariamente o relatório Crawl Error. Considere o redirecionamento das páginas mais valiosas.
  • Analise o relatório de Melhorias HTML. Encontre e corrija as tags de título ausentes ou duplicadas.
  • Verifique os arquivos de log do servidor de seu site. Procure padrões e informações de rastejamento.
  • Investir em um site novo e melhorado que responda e sirva melhor às necessidades de seus usuários pode ser uma decisão comercial altamente lucrativa. Para evitar os riscos caros associados à migração de um website e garantir que você receba o benefício total de seu investimento, SEO deve ser considerado uma prioridade e integrado ao seu plano de migração desde o primeiro dia.

Dedicar tempo e esforço para implementar esta estratégia de SEO ajudará a garantir uma migração bem-sucedida do plano para o lançamento.

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