Contrato para desenvolvimento de site

Estabelecer um contrato para desenvolvimento de site é essencial para todo empreendedor e toda empresa que deseja criar um site para seu negócio.

O contrato traz maior segurança jurídica para ambas as partes, por isso deve ser muito bem produzido e conter todas as especificações mais importantes de um projeto de desenvolvimento de site.

Pensando em tudo isso, esse artigo visa mostrar tudo o que há de mais essencial em termos de contrato para desenvolvimento de site.
Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto do Bump Solutions até o final!

Modelo de contrato para desenvolvimento de site

Para deixar mais claro para você como deve ser um contrato para desenvolvimento de site, a seguir será mostrado um modelo de contrato.

Isso irá lhe permitir compreender o que é preciso ter em um contrato para que ele seja realmente seguro e eficaz para você e para a empresa que irá realizar o desenvolvimento do seu site. Um contrato para desenvolvimento de site, portanto, deve conter as seguintes informações:

• Definição: do que se trata o contrato
• Contratado: aqui estarão as suas informações como CPF, nome completo, cidade, CEP, etc.
• Contratante: aqui deverão estar as informações da empresa contratante
• Cláusula primeira: aqui são as prestações de serviços
• Cláusula segunda: aqui deverão estar as condições da prestação dos serviços
• Cláusula terceira: aqui deverão estar os prazos
• Cláusula quarta: aqui deverá estar o cronograma do projeto
• Cláusula quinta: nessa cláusula deve-se colocar os valores e as formas de pagamento do projeto contratado
• Cláusula sexta: aqui é a cláusula das disposições gerais

Com um contrato com todas as informações, então você terá certeza de que o contrato para desenvolvimento de site irá estar completo e não trará nenhum problema para nenhum dos dois lados no futuro.

Contrato de desenvolvimento de site e manutenção

Agora que você viu um exemplo de contrato para desenvolvimento de site, aqui serão mostrados alguns dos pontos principais que todo contrato deve ter.

Isso garante que você terá um site bem desenvolvido para o seu negócio a ser entregue pela empresa contratada e que ele deverá ser mantido constantemente. Veja quais são esses pontos a seguir!

Definição dos prazos de entregas e de pagamentos

Um ponto muito importante, que foi mostrado no momento de contrato, é a definição do preço de criação do site pela empresa, que deve estar previsto no documento.

Além disso, também deve-se definir todos os prazos do projeto, incluindo o de entrega do site para que você possa começar a trabalhar com ele.

Isso garante que o desenvolvedor, que está prestando o serviço, vai se comprometer a entregar o site na data certa e que você vai pagar o valor certo acordado previamente, sem problemas para nenhum dos lados.

Direito de propriedade intelectual

A cláusula de direito de propriedade intelectual não pode ser deixada de fora em um contrato para desenvolvimento de site. Isso evita que no futuro ocorra qualquer tipo de questionamento quanto à autoridade de conteúdo do site do seu negócio.

Todos os direitos autorais devem ser cedidos ao cliente, que contratou o projeto, para que ele possa fazer as mudanças desejadas no site que adquiriu, por isso essa cláusula se faz tão necessária.

Cláusula para garantia de confidencialidade

Uma outra cláusula essencial em um contrato para desenvolvimento de site é aquela de garantia de confidencialidade.

Esse tipo de cláusula faz com que o prestador de serviços, ou seja, a empresa responsável pela criação o site e o contratante não divulguem dados ou informações que sejam sigilosas para ambas as partes.

Garantia de entrega do site pronto

Depois que o site for desenvolvimento pela empresa e validado pelo cliente, ele ainda pode vir a apresentar algum tipo de problema que não pôde ser observado no momento que a entrega foi realizada.

Então é preciso uma cláusula de garantia no contrato para que o cliente tenha um prazo disponível dentro do qual pode exigir que o prestador de serviço corrija possíveis defeitos encontrados no site sem custos adicionais.

Conclusão

Como você viu, produzir um contrato para o desenvolvimento de site para o seu negócio por parte de uma empresa contratada é uma forma de manter a segurança jurídica para ambos os lados.

Neste texto, você pôde ver um exemplo de modelo de contrato de desenvolvimento de um site e ainda alguns pontos importantes que todo documento com essa finalidade deve obter para garantias do contratante e do prestador de serviços.

Gostou do artigo de hoje sobre contrato para desenvolvimento de site?  Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Leia Mais: Como Criar um Site de Vendas