Como saber se a pessoa trocou de número no WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp chegou ao mundo moderno para revolucionar ainda mais a forma com a qual nos comunicamos com as pessoas do nosso cotidiano, tanto nas relações pessoais, quanto nas inúmeras relações profissionais.

O aplicativo conta com as mais diversas funções que são constantemente atualizadas, trazendo a todo momento o que há de melhor em benefícios, temas, layout, segurança e privacidade disponíveis no mundo tecnológico para os seus usuários assíduos.

Como o aplicativo trata exclusivamente e diretamente dos relacionamentos pessoais dos seus usuários, os mesmos cobram constantemente do aplicativo, informações pessoais relevantes sobre atualizações dos seus contatos, e uma delas é como saber se a pessoa trocou de número no WhatsApp

Essa informação é extremamente importante para manter em dia e ordem, os contatos da sua agenda ativa atualizados.

Notificação em como saber se a pessoa trocou de número no WhatsApp

Abaixo, explicaremos como o usuário que irá alterar o seu número de contato, pode facilitar muito esse processo, notificando todos os seus contatos sobre essa alteração de uma forma muito simples.

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp possui um mecanismo facilitador para que o usuário possa notificar a alteração do número para a sua lista de contatos salvos.

Essa opção é dada da seguinte forma para o usuário, no momento em que o mesmo estiver configurando a alteração de número dentro do próprio aplicativo WhatsApp:

  • O usuário poderá optar por notificar todos os seus contatos salvos na agenda simultaneamente, de uma única vez, avisando a todos eles que ele alterou o seu número de telefone; 
  • O usuário poderá optar por notificar somente os contatos com os quais ele já trocou alguma mensagem dentro do aplicativo, referente a alteração do seu número de telefone;
  • O usuário poderá selecionar manualmente, na opção “Personalizado” que aparecerá, quais os contatos que ele deseja que sejam notificados sobre a alteração do seu número de telefone;
  • O usuário também pode optar para que os seus contatos não sejam notificados sobre a alteração do seu novo número de telefone.

Vale ressaltar que os usuários escolhidos para receber essa notificação da alteração do número de telefone, podem recuperar todo o histórico de mensagens associado ao número anterior do contato. 

Essa observação é muito válida e importante quando se trata, principalmente, de contas profissionais. Contas de caráter profissional normalmente precisam, por segurança, garantia e até se houver algum tipo de questão judicial futura, possuir os históricos de mensagens trocadas com os seus clientes. 

Então, principalmente, se a conta em questão for profissional, a configuração referente à notificação deve ser levada muito à sério pelos usuários envolvidos.

Notificação no grupo em como saber se a pessoa trocou de número no WhatsApp 

No caso dos grupos do WhatsApp, a história é bem diferente do que a explicada anteriormente.

Em relação aos grupos de mensagens ativos no aplicativo, o controle da notificação da alteração do número de contato não é do usuário, pois todos os grupos receberão a notificação de alteração do número de qualquer forma, mesmo que o usuário não deseje notificar.

O WhatsApp não libera nenhuma outra forma para que o usuário retire o envio da notificação de alteração do seu número de contato para os grupos que ele estiver inserido. 

Uma alternativa possível, se você não deseja que a notificação seja dada em algum grupo específico, é sair do grupo antes de alterar o seu número vinculado à conta WhatsApp. E ser inserido nele novamente por algum administrador, depois que alterar o número da conta.

Dessa forma, não adianta tentar alterar suas configurações de privacidade. Ainda assim as pessoas nos grupos onde você está cadastrado saberão da sua troca de número.

Não fui notificado sobre a alteração do número de um contato e não tinha esse contato em nenhum grupo que estou, o que posso fazer?

Se você não recebeu a notificação de alteração de número e não possui o usuário que realizou essa alteração em nenhum grupo de mensagens em que você estiver inserido, ele não estará mais disponível em suas listas de contatos, não sendo mais possível iniciar uma troca de mensagens com ele por meio do aplicativo WhatsApp.

Além disso, você pode verificar a foto de perfil dos seus contatos de forma periódica. Para fazer isso, basta acessar sua lista de contatos e analisar quais são os contatos disponíveis. Normalmente quando um contato altera o número você não consegue acessar os dados pessoais do contato.

A única maneira de tê-lo novamente em sua agenda e conseguir contatá-lo via WhatsApp, será obtendo de alguma outra forma o novo número de contato que está vinculado agora à conta desse usuário no aplicativo WhatsApp. De qualquer outra forma, não há uma maneira de conseguir iniciar uma conversa com o mesmo.

Fonte: WhatsGB