Principais tipos de materiais hidráulicos

Conheça os principais tipos de materiais hidráulicos, como eles podem ajudar a sua casa e ter uma boa instalação dessas peças

Reformar a casa é uma tarefa que costuma dar dor de cabeça em muita gente. Só de pensar em quebrar tudo, na sujeira e em todo o transtorno que isso causa, pode até fazer com que muitas manutenções importantes sejam adiadas.

A reforma no banheiro não é diferente. Além de deixar indisponível um ambiente que é muito utilizado no dia a dia, ela costuma mobilizar partes muito importantes da casa, como o sistema de distribuição de água e esgoto.

Mas calma, essa tarefa pode, sim, se tornar mais fácil. Com apenas algumas dicas, você vai conseguir ter o banheiro dos seus sonhos com a instalação correta de todos os materiais necessários.

Continue a leitura e descubra como!

O que são os materiais hidráulicos?

Os materiais hidráulicos são partes muito importantes da estrutura de uma casa. Eles são todas as peças que compõem o sistema de distribuição de água e esgoto de qualquer imóvel.

Por isso, eles são responsáveis pela distribuição de água fria e quente não só para as torneiras e chuveiros, mas também pelo escoamento do esgoto e da água da chuva.

Dessa forma, é essencial prestar atenção na composição desses materiais e em como utilizá-los dentro de casa, de acordo com a necessidade de cada um deles.

Quais são os tipos que podemos encontrar no mercado?

Você sabia que existem muitos tipos de materiais hidráulicos que podemos encontrar hoje em dia? Sim, existem. E para você não ficar na dúvida, separamos os principais deles para explicar a função de cada um. Leia a seguir:

Relacionados  Como revender sex shop online? Fique por dentro das dicas!

Tubos e conexões

Os tubos são peças cilíndricas e ocas que são responsáveis pelo transporte da água e esgoto por todo o imóvel. Já as conexões são peças com vários formatos e tamanhos e tem a função de conectar e mudar as direções dos tubos.

No mercado atualmente, o material mais popular para tubos e conexões é o PVC (policloreto de vinila). Ele pode ter diferentes cores e funções, como o marrom soldável, o branco roscável e o branco para esgoto e água pluvial.

Mas não é só isso. Também podemos encontrar tubos e conexões em CPVC (policloreto de vinilina clorado), que são feitos de cobre, aço, ferro, dentre outros materiais.

Registros

Eles são peças responsáveis por abrir, fechar e controlar o fluxo da água. No momento, são encontrados no mercado três tipos: registro de pressão (controlam o fluxo da água através da pressão), registro de gaveta e de esfera (não controlam o fluxo da água, funcionam totalmente abertos ou totalmente fechados).

Caixa d’água

A caixa d’água é o reservatório que armazena e abastece todo o imóvel com água potável. Elas devem ser fabricadas conforme as regras da NBR-14799 (feitas de polietileno).

Além disso, precisam ser colocadas em lugares altos para haver pressão, caso contrário, a água não consegue chegar da forma adequada nas torneiras para a sua utilização.

Ralos e grelhas

São peças que têm como principal função escoar a água, controlando o fluxo e bloqueando materiais sólidos. Ficam localizadas principalmente em pias, tanques, pisos de banheiros, lavanderias, etc.

Aquecedores

Os aquecedores são equipamentos que fornecem água quente para algumas partes dos imóveis, e são essenciais no inverno rigoroso de algumas regiões. No mercado, podemos encontrar aquecedores elétricos, a gás e solares.

Filtros

Eles são os produtos responsáveis pela limpeza de impurezas da água, evitando uma grande quantidade de doenças e contaminações. Normalmente, possuem uma vela que realiza essa função.

Relacionados  Dicas de como ser saudável na alimentação

Sistema de descargas

Esses sistemas são responsáveis por mandar os dejetos diretamente para a rede de esgoto, fazendo o descarte correto deles.

Atualmente, existem quatro tipos de descargas: a caixa de descarga,  que é mais antiga, onde a caixa fica suspensa acima do vaso e a caixa acoplada, que é mais comum nas casas e sua limpeza e manutenção é mais fácil.

Além desses dois tipos, temos a descarga de válvula hidra, que é um sistema embutido e de descarga a vácuo, proporcionando maior economia de água.