Dicas de como ser saudável na alimentação

Dicas de como ser saudável na alimentação: Uma das dúvidas mais comuns de quem quer ou precisa ter uma vida mais saudável, é justamente a forma como isso vai ser possível. Ou seja, como “chegar lá” sem comprometer outras esferas da vida.

Pois bem, aprender como ser saudável não é uma tarefa muito simples. Afinal, não é apenas uma ou outra atitude que faz você ser saudável. Mas sim, várias. É o conjunto da obra que realmente importa. Só que isso é muito subjetivo e nem sempre é fácil de ser entendido.

Como proceder, então? Basicamente, você deve considerar alguns pontos, como: saúde física, mental, alimentação e por aí vai. Para entender tudo sobre o assunto, continue lendo. Abaixo, entenderemos mais sobre o tema. Continue lendo.

Como ser saudável na alimentação

Um dos pontos mais importantes para aprender como ser saudável, é pensar na alimentação. Afinal, “a gente é o que a gente come”, já dizia aquele ditado. E é verdade. O que a gente come tem relação direta com a nossa saúde no médio e longo prazo. Faz toda a diferença para que a vida possa, enfim, tomar rumos saudáveis.

Portanto, para ser saudável na alimentação, você precisa considerar uma análise sobre o seu perfil e organismo. Para isso, buscar ajuda nutricional é fundamental. Você precisa elaborar um cardápio e uma dieta que possam fazer sentido exclusivamente para o seu organismo. Não adianta copiar receitas da internet ou participar de algum tipo de dieta maluca. Não é assim que você conquistará uma alimentação saudável.

Além disso, é fundamental que você comece aos poucos, sem extrapolar para receitas exageradas ou mudanças bruscas na rotina. Isso até pode gerar satisfação no início, mas no longo prazo, a tendência é você desistir do processo. 

É possível começar a alimentação saudável hoje mesmo, deixando de lado algumas comidas com calorias vazias. Porém, alimentação saudável é uma maratona – e não uma corrida de 100 metros. Lembre-se disso.

Como ser saudável mentalmente

Outra esfera importantíssima para aprender como ser saudável, é considerar a sua saúde mental. É a partir da saúde mental que você conseguirá conquistar e abrir mão de outras coisas no seu dia a dia.

Para ser saudável do ponto de vista mental, é importante buscar ajuda psicológica. Um psicólogo não serve apenas para “reparar danos”. Ele não deveria ser procurado somente quando há um problema evidente. Mas sim, deveria fazer parte da rotina comum.

Afinal, fazer terapia ajuda você a se conhecer (ou se descobrir) de várias formas. O que é fundamental na hora de tomar decisões, dizer sim ou não e por aí vai.

Outra maneira de promover saúde mental, é buscar por ambientes tranquilos e calmos. Pelo menos, em algum momento do dia, relaxar é fundamental. Nesse caso, óleos essenciais para reduzir estresse e ansiedade são boas alternativas. Você pode aromatizar o ambiente e deixá-lo confortável pra você.

Como ser saudável no trabalho

Já a saúde no trabalho, nesse caso, deve ser igualmente considerada para que todas as outras esferas da sua vida também fiquem equilibradas. Embora muita gente fale sobre separar o profissional do pessoal, ainda assim, isso não é plenamente possível. Nós somos humanos e não há como simplesmente “esquecer” uma coisa que aconteceu.

Diálogo e abertura são fundamentais para que haja saúde no trabalho. Além disso, é importante tomar cuidado com as altas expectativas sobre determinadas coisas. Afinal, trabalho ainda é trabalho. Haverá situações de estresse e ansiedade. Saber lidar com isso, ao invés de buscar a perfeição, pode ser um caminho mais razoável.

Agora que você já tem algumas ideias de como ser saudável em várias esferas, reflita sobre o assunto e coloque tudo em prática.