A importância de analisar os concorrentes de SEO

O ato de analisar os concorrentes de SEO pode ser bastante benéfico para o profissional. Por isso, existem diversas ferramentas que possibilitam isso. No mundo do marketing digital, existe uma constante competição entre as agências desse segmento. Devido a essa competição para ver qual consegue conquistar mais clientes primeiro, surgiram diversas estratégias de análise da concorrência.

Para encantar o cliente, é necessário entender as necessidades dele e, ao mesmo tempo, mostrar-lhe que o produto que a empresa tem a oferecer é a solução. Sabendo disso, é fácil notar que cada vez mais vem se tornando importante analisar os concorrentes, a fim de estar antenado sobre as estratégias que estão sendo utilizadas por eles.

Por meio dessa análise, será possível verificar o que está dando certo para o adversário e, assim, bolar uma contra-estratégia para conseguir trazer mais conversões. Nesse sentido, pode-se dizer que uma excelente estratégia está por trás de boas métricas de SEO. Assim, se as métricas do adversário estão sobressaindo as da sua agência, quer dizer que está na hora de começar a analisar melhor os concorrentes.

A importância de analisar os concorrentes de SEO

O princípio da análise de concorrência baseia-se em conhecer o adversário. Para isso, algumas ferramentas podem ser úteis para auxiliar seu trabalho de marketing digital.

O Semrush, por exemplo, é uma das principais ferramentas de análise SEO disponíveis atualmente. Com essa ferramenta, o profissional da área tem acesso a diversos dados que são essenciais para realizar uma análise profunda sobre os concorrentes.

Relacionados  Como viver de Google AdSense: Transforme seu site em uma fonte de renda

Alguns dos principais dados obtidos através dessa ferramenta são a identificação das palavras-chave, também conhecidas como keywords, que os concorrentes estão tentando ranquear no Google para levar o site à primeira página do mecanismo de pesquisa.

Então, ao se ter ideia das palavras que os concorrentes estão tentando ranquear, o profissional descobre também a origem do tráfego no site do concorrente, o que possibilita criar uma estratégia em cima disso.

Abaixo foram listados diversos pontos que demonstram como analisar a concorrência é importante, principalmente no SEO.

Então, continue lendo. Afinal de contas, saber mais sobre a importância de aderir ao hábito de analisar os concorrentes é algo que será bastante benéfico em qualquer nicho de atuação.

Uma vantagem sobre a concorrência

Um dos benefícios que deixa bastante visível a importância de realizar a análise do concorrente é a vantagem que o profissional conseguirá obter.

Ao ter noção de onde surge o tráfego do concorrente, bolar uma boa estratégia e também diversos conteúdos de qualidade será essencial para conseguir adquirir a vantagem mencionada. Vale ressaltar que isso só poderá ser obtido através da análise de concorrentes.

Realizar a análise dos concorrentes abrirá espaço para identificação de oportunidades

O segundo ponto é que, ao realizar a análise dos concorrentes, pode-se abrir espaço para identificar o momento certo para utilizar suas “cartas na manga”.

Conhecendo um pouco as ferramentas disponíveis para realizar a análise

Após ver as vantagens que o profissional de SEO obtém ao realizar as análises dos concorrentes, possivelmente a curiosidade de saber quais ferramentas estão disponíveis para isso deve ter surgido.

Para sanar essa dúvida, serão listadas logo abaixo as duas principais ferramentas que podem ser encontradas facilmente — e que são indispensáveis para o SEO.

  • Google Alerts: esse serviço é bastante útil para conseguir detectar os conteúdos que foram indexados pelo maior buscador, permitindo, assim, que o profissional consiga acompanhar tudo o que estão falando sobre a concorrência na web.
  • Google Trends: essa ferramenta é indispensável para um profissional de SEO, pois consegue acompanhar o número de buscas que foram feitas sobre uma palavra-chave específica. O mais interessante é que ela consegue proporcionar até mesmo a localidade e o tipo de busca, trazendo uma pesquisa mais detalhada.
Relacionados  Como se faz uma reescrita de um texto?

Como foi mencionado, essas ferramentas são fundamentais e podem ser encontradas facilmente ao navegar pela internet ou em seus respectivos sites.