Como desentupir um vaso sanitário? Veja um passo a passo simples

Desentupir um vaso sanitário é algo que ninguém gosta de fazer. Porém, em muitos casos, não temos como escapar. Neste sentido, é sempre bom saber como agir diante dessa situação. 

Isso porque desentupir um vaso sanitário de forma incorreta vai causar ainda mais prejuízos na sua residência. Entre os principais estão, por exemplo, danos ao encanamento e o uso de produtos inadequados. 

Então, diante de um vaso entupido, muita gente opta pela contratação de um profissional especializado. Mas no artigo de hoje vamos te dar algumas dicas simples para desentupir o vaso sanitário. 

Porém, se o problema persistir, talvez seja necessário a contratação de um profissional e de um serviço de limpa fossa séptica

Artigos Relacionados

As diversas maneiras de desentupir um vaso sanitário 

A principal maneira de desentupir um vaso sanitário é utilizando o famoso desentupidor. Essa ferramenta não é nada tecnológica, mas pode salvar o seu dia. 

Assim sendo, o desentupidor tem a função de exercer uma pressão na água que está dentro do vaso sanitário. Isso é feito por meio do vácuo que se forma ao utilizar o equipamento. Essa pressão, na teoria, empurra tudo o que estiver causando o entupimento para a rede de esgoto. 

Mas, para fazer esse procedimento, utilize luvas e desligue o registro da água da sua casa. Mesmo assim, não é garantido que o desentupidor vá resolver o seu problema. Dependendo do que estiver causando o entupimento, talvez seja necessário utilizar alguns produtos ou até água quente. 

Relacionados  Como desentupir a pia da cozinha?

É isso mesmo, a água quente pode ajudar a desentupir um vaso sanitário. Nesse caso, ela é capaz de eliminar possíveis gorduras que estejam contribuindo para o entupimento. Deste modo, o melhor mesmo é você utilizar essas duas técnicas juntas. Veja como é fácil:

  • Separe um balde com água quente (pode ser água do chuveiro mesmo e não precisa ser água fervendo);
  • Despeje a água no vaso e deixe ela ali por cerca de 5 minutos;
  • Dê a descarga duas vezes;
  • Agora utilize o desentupidor normalmente. 

E se um objeto estiver entupindo o vaso?

É muito comum que um objeto esteja entupindo o vaso sanitário. Seja um rolo de papel higiênico, um frasco ou até mesmo um brinquedo (em casas onde há crianças), você vai precisar usar outra técnica. Nesse caso, o desentupidor e a água quente não vão ajudar. 

Dessa forma, é possível desentupir um vaso sanitário utilizando um arame em formato de “V”. Assim, você insere esse item no vaso e faz movimentos circulares para tentar desprender o objeto do vaso. 

Sempre utilizando uma luva, faça esse procedimento quantas vezes forem necessárias. E, quando o objeto estiver solto, pegue-o e jogue no lixo. 

Mais dicas simples para desentupir um vaso sanitário

Vamos supor que nenhuma das técnicas anteriores funcionou. Há ainda outras alternativas para desentupir um vaso sanitário. A utilização de um filme plástico é uma delas. Essa técnica funciona de forma semelhante ao desentupidor convencional.

A diferença, no entanto, é que a pressão exercida pelo plástico vai ser maior e você vai usar a própria descarga do vaso para tentar o desentupimento. Veja como essa técnica é fácil:

  • Vede o vaso sanitário com filme plástico de modo que não entre ar dentro dele;
  • Coloque fita adesiva para se certificar que o ar não vai entrar nem sair;
  • Quando ele estiver completamente vedado, dê a descarga. 
Relacionados  Dicas para reduzir seus custos no seguro de moto

E se nada der certo?

Se nada der certo e o vaso continuar entupido, há ainda uma última tentativa. Ela consiste em usar um pouco de soda cáustica para tentar desentupir um vaso sanitário. Essa substância é tóxica e precisa ser manuseada com luva e com óculos de proteção. 

E olha só, basta 2 colheres de sopa de soda cáustica diluídas em um balde cheio de água. Acrescente também 2 colheres de sopa de sal. Misture bem, jogue a substância no vaso sanitário e dê a descarga. Se você utilizar soda cáustica em excesso, isso pode danificar seu vaso sanitário e o encanamento da sua casa. 

Por fim, se nenhuma dessas dicas der o resultado esperado, você deve contratar uma empresa especializada para desentupir um vaso sanitário. Dessa forma, uma desentupidora de confiança vai ter todos os equipamentos necessários e profissionais qualificados para realizar esse serviço.