5 dicas para evitar doenças bucais e garantir um sorriso perfeito

O cuidado com a saúde oral tem, aos poucos, se tornado uma das maiores prioridades para os brasileiros. Isso porque, as doenças bucais além de ser a fonte de desconfortos intensos, também podem acabar causando efeitos em todo o organismo.

Desde problemas estéticos que comprometem a autoestima e a habilidade de sorrir ou de se comunicar em público, até o desenvolvimento de patologias sistêmicas que podem comprometer toda a qualidade de vida, as enfermidades orais são condições graves que precisam ser monitoradas de perto.

Por isso, além do investimento em procedimentos estéticos que visam deixar o sorriso perfeito, como a Lente de dente, os cuidados que garantem a manutenção de uma boa saúde e integridade dental também devem ser prioridade entre os brasileiros de todas as idades.

Doenças mais recorrentes e perigosas para a saúde bucal

As doenças bucais são conhecidas por ter uma profilaxia bastante facilitada e um tratamento simples, mas ainda sim, estima-se que cerca de 39 milhões de brasileiros já tenham sofrido a perda de pelo menos um dente, em decorrência de condições bacterianas.

E isso se dá porque a cavidade oral é um local quente, úmido e rico em nutrientes, o que faz dessa região um ambiente perfeito para a reprodução das mais de 700 espécies de bactérias.

Esses microrganismos, ainda que essenciais para uma boa digestão e importantes para combater infecções externas, quando não controlados adequadamente, têm a capacidade de produzir ácidos danosos às estruturas dentais e provocar o aparecimento de:

  • Placa bacteriana;
  • Tártaro;
  • Inflamações gengivais leves ou moderadas;
  • Cáries;
  • Doenças periodontais sérias;
  • Candidíase oral;
  • Halitose, entre outras.

Essas patologias bucais, mesmo que mais simples, são capazes de comprometer as estruturas de sustentação do dente – como os nervos, a raiz e os ossos maxilares e mandibulares – fazendo com que os pacientes sofram com dores severas e com o edentulismo.

Veja também: Dicas de como ser saudável na alimentação

Como evitar as enfermidades bucais e garantir um sorriso perfeito

Os dentes são extremamente importantes para a aparência das pessoas e para a manutenção de uma boa autoestima. No entanto, eles também são fundamentais para a mastigação, para a absorção adequada dos nutrientes, para a fala e até durante o processo de respiração.

Por isso, a melhor forma de agir contra as doenças que ameaçam a integridade dessas estruturas é garantindo a prevenção. Entre as principais formas de tornar a sua boca mais saudável e resistente as ações microbianas, temos:

Higiene bucal completa

A atenção com a escovação não é somente necessária como forma de manter a durabilidade de tratamentos cosméticos, como a Lente de contato nos dentes, mas também como a principal maneira de limitar a reprodução bacteriana e a erosão dentária.

Por isso, é muito importante que todos os pacientes façam a escovação dos dentes, da língua e dos acessórios odontológicos, ao menos, três vezes ao dia. Seguido pelo uso do fio dental e do enxaguante bucal.

Atenção com os materiais de limpeza oral

Os materiais utilizados durante essa higienização também são muito importantes, principalmente quando é utilizado o Aparelho transparente fixo ou outros dispositivos ortodônticos.

Assim, invista sempre em escovas com cerdas macias ou extras macias e que possuam pontas finas. Além disso, certifique-se de dar preferência para os cremes dentais que possuam flúor ativo ou que combatam a sensibilidade dental.

Dieta equilibrada

Uma dieta balanceada é essencial para a manutenção de um sorriso perfeito e dentes saudáveis. Isso porque, o consumo de alimentos frescos – como frutas, verduras e hortaliças – são fundamentais para a reposição de vitaminas e minerais que estruturam os ossos e o esmalte dental.

Em contrapartida, a ingestão excessiva de comidas industrializadas, ricas em açúcares e corantes, além de causar danos às Lentes para dentes, também provocam manchas nas estruturas originais e servem como catalisador das ações bacterianas.

Hidratação em dia

A saliva é crucial para facilitar a dicção, a mastigação e a deglutição. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ela é ainda um fator de muita importância no processo de proteção dos dentes e no controle das bactérias.

Por isso, beber bastante água durante o dia é uma das melhores formas de manter a produção salivar dentro das medidas adequadas, viabilizando que ela realize a reposição mineral dos dentes, aumente o pH bucal e remova o excesso de bactérias da superfície dental.

Consultas frequentes com o dentista

A maior parte das doenças bucais é silenciosa, tendo efeitos bastante simples que muitas vezes passam despercebidos pelos pacientes. Quando as pessoas começam a sentir dores de dente, isso significa que esses problemas já passaram a afetar os tecidos mais internos e estão mais graves.

Desta forma, a realização de visitas regulares com os dentistas é crucial para a realização de tratamentos e procedimentos preventivos, como a limpeza profunda e a aplicação de flúor, antes que esses quadros mais severos se estabeleçam.

Além disso, essas consultas também servem para sanar dúvidas sobre intervenções, como o Alinhador ortodontico invisivel preço. Assim, recomenda-se que os pacientes procurem um dentista, pelo menos, uma vez a cada seis meses.

Assim, o investimento em um plano odontológico pode ser uma boa maneira de garantir uma redução dos gastos e garantir o atendimento contínuo com um profissional qualificado e próximo da sua casa ou trabalho.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.