10 estratégias de marketing de conteúdo que você precisa conhecer

Antes de lhe ensinar os 10 estratégias de marketing de conteúdo e por que elas são tão importantes para o seu negócio, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto!

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing adotada cada vez mais pelas empresas que querem se comunicar com seu público-alvo, isso acontece por 3 motivos.

Marketing de Conteúdo, Porque Devo Adotar Essa Estratégia?

Primeiramente as estratégias de marketing de conteúdo é 62% mais baratas que as formas de marketing tradicionais.

Estratégias de marketing de conteúdo
Estratégias de marketing de conteúdo

Em segundo lugar, essa estratégia é 3 vezes mais efetiva que os meios tradicionais de marketing.

O terceiro ponto de porque as empresas estão migrando suas verbas para essa comunicação e preferem essa estratégia para conversar com seu target, é porque o marketing de conteúdo não é uma publicidade intrusiva.

Se observarmos as formas tradicionais de marketing podemos ver claramente que a publicidade não é o conteúdo, ele na verdade interrompe o conteúdo.

Vejamos um exemplo disso abaixo.

Você está na sua casa vendo televisão e de repente seu programa é interrompido para que você veja um comercial. O que acontece nesse caso? Seu conteúdo é interrompido para que você seja obrigado a ver um conteúdo que você não quer e devido a isso muitas vezes você nem presta atenção naquela propaganda.

Isso não acontece no em estratégias de marketing de conteúdo. Nesse tipo de estratégia a sua comunicação é o CONTEÚDO, as pessoas procuram saber sobre determinado assunto e você oferece as informações que elas estão buscando.

Nesse cenário as pessoas irão prestar atenção no que você escreveu, você irá sanar as dúvidas dela, a sua marca criará uma relação com essas pessoas, elas passaram a confiar mais na sua marca e ter um sentimento de gratidão por você ter ajudado ela com aquela dúvida e você estará totalmente apto a oferece-la uma solução para aquele problema, um produto ou serviço.

Essas pessoas que foram ajudadas através do seu conteúdo estarão muito mais propensas a comprar de você, do que de seus concorrentes, pois você não foi intrusivo e empurrou publicidade goela abaixo para ela.

A questão é, seus concorrentes já estão fazendo marketing digital, você não vai querer ficar de fora e deixar todo esse potencial para eles, não é mesmo?

 

Conheça as 10 estratégias de marketing de conteúdo de qualidade

Um dos principais fatores que vai determinar se o seu negócio online vai dar certo, crescer e te gerar resultados por muito tempo é o seu conteúdo, fazer Marketing de Conteúdo é muito importante, mantenha isso em mente.

Um conteúdo de qualidade é a estrutura para qualquer negócio, de nada adianta você ter um site bonito se o conteúdo não é bom.

Se o seu conteúdo não tiver as qualidades que nós iremos te apresentar ao longo desse post as pessoas simplesmente não vão ler o que você escreve, podem até clicar no seu artigo por ele possuir um título chamativo, mas rapidamente irão sair fora.

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Por isso você se ouve falar tanto em estratégias de marketing de conteúdo.

Legal, agora que eu já sei a Importância de um bom conteúdo como que eu o crio?

 

Estratégia 1 – Escolha uma palavra-chave

A palavra-chave é muito importante em seu artigo, é através dela que você irá saber qual assunto o seu Nicho mais pesquisa no Google.

Você descobrirá essa palavra-chave indo no PLANEJADOR DE PALAVRAS-CHAVE (Google AdWords: Keyword Planner) lá você fara uma pesquisa de palavras de acordo com seu nicho.

Por exemplo; se seu nicho de mercado são pessoas que querem ganhar peso, sua palavra-chave pode ser; como ganhar massa muscular. Você identificou que muitas pessoas procuram esse termo no Google agora você só precisa criar um texto que tenha essa palavra-chave. Essa é a primeira de 10 estratégias de marketing de conteúdo, porem, é o pilar central desse processo.

Isso além de ajudar seu público, porque você escreverá algo que eles procuram saber, lhe ajudará também a ser encontrado mais facilmente no Google.

 

Estratégia 2 – Pense no título

Esse seu título deve conter a sua palavra-chave.

Por exemplo; 10 MANEIRAS DE COMO GANHAR MASSA MUSCULAR RAPIDAMENTE.

Nesse exemplo você nota que a palavra-chave apareceu no título e o título ficou bem chamativo, com certeza as pessoas que buscam ganhar massa muscular iram clicar nesse título.

Outra coisa importantíssima é cumprir com o que o título promete, se você diz 10 maneiras de como ganhar massa muscular, precisa entregar 10 maneiras.

 

Estratégia 3 – Identifique seu público-alvo

É de estrema importância que você saiba com quem está falando, qual a persona (é uma caracterização de compradores reais seus) do seu cliente, e focar a comunicação como se você estivesse falando diretamente com seu cliente.

Percebe como eu falo diretamente com você?

Além disso tudo, converse como um amigo.

A seguir eu vou lhe mostrar em um vídeo uma forma muito eficiente para você começar a identificar quem é sua persona.

 

Estratégia 4 – Pesquise conteúdos para fazer marketing de conteúdo

Você não precisa reinventar a roda.

Pesquises conteúdos de formatos diferentes, blogs, Youtube, Pinterest entre outros e crie a partir daí seu próprio conteúdo, isso não tem problema algum.

O que não pode nunca é copiar um conteúdo exatamente igual, mas você pode compartilhar das mesmas ideias e será impossível você copiar exatamente igual se você pegar informações de 3 ou 5 lugares diferentes.

Outras estratégias de marketing de conteúdo são procurar vídeos em inglês ou mesmo artigos em inglês sobre o conteúdo que você está escrevendo e então traduzir o conteúdo para o português. O próprio Google faz isso para você e no Youtube há a opção de assistir ao vídeo com legenda.

Dessa forma você não copiará o conteúdo de ninguém pois está em outra língua, você terá um conteúdo único.

Outra dica é pesquisar os resultados que estão na primeira página do Google ou do Youtube e agregar aquele conteúdo no seu texto, pois se aquele conteúdo está na primeira página é porque ele é relevante.

 

Estratégia 5 – Escolha o formato para entregar o conteúdo

Ao criar o conteúdo você precisa pensar na forma como você vai entregar, se vai ser texto em blog, vídeo no seu canal do Youtube, imagens no Instagram ou Pinterest, ou vai disponibilizar em PDF, ebooks.

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O que você deve fazer é analisar a concorrência e tentar se diferenciar um pouco, há milhares de formas de entregar um bom conteúdo.

Vídeos são uma ótima opção, apesar de demandar mais tempo e trabalho tem um resultado muito maior, lembrando que é apenas um ponto de estratégias de marketing de conteúdo.

 

Estratégia 6 – Introdução com gancho forte

Agora vamos começar de fato a construir o conteúdo e depois do título chamativo e impossível de não se lido, precisamos de uma introdução que tenha um gancho forte para que o leitor termine de ler o conteúdo todo.

A introdução deve ser rápida.

Segue algumas dicas de ganchos muito fortes. Prestem atenção nessas 3 estratégias de marketing de conteúdo.

1° Pedro usou 7 das 20 técnicas que eu vou ensinar para vocês nesse post e com isso ele aumentou as vendas dele em 30% no primeiro mês, se você também quer aumentar suas vendas leia esse post até o final.

Bom, não é mesmo?

Ou que tal essa?

2° Já pensou se existisse uma forma de emagrecer sem fazer academia? E se eu te dissesse que é totalmente possível ….

Muito boa também, e para finalizar você pode começar falando um problema e já falando de cara a solução que você irá tratar ao longo do post.

3° É muito comentado hoje em dia sobre a prática de atividades físicas e como a falta dela pode prejudicar a saúde, o sedentarismo causa grandes males. Veja abaixo 5 formas de se exercitar apenas em casa.

 

Estratégia 7 – Meio do texto

Agora que você já sabe começar um bom texto é preciso que o conteúdo central que será desenvolvido siga alguns padrões, para que seja fácil de ser compreendido e não cause tédio ao ser lido.

Em primeiro lugar seu texto não pode ser um bloco sólido e grande de palavras escritas, isso vai cansar o leitor, você deve produzir parágrafos curtos de 6 linhas no máximo e separar bem um parágrafo do outro.

2° É preciso dividir o texto por subtítulos para que fique fácil de ser entendido.

3° Imagens são importantes, coloque bastante imagens, elas vão ajudar a representar o que você está escrevendo, além de quebrar aquele monte de informações.

4° Use o passo a passo, como eu estou usando nesse post. Não que seja uma regra e você precise usar em todos, mas o passo a passo agrada muito os leitores.

5° Use gráficos para representar pesquisar e números, isso deixa seu texto mais atraente.

 

Estratégia 8 – Chamada para ação

É importante saber a opinião do seu público sobre o que você está escrevendo e também que eles interajam com você, por isso ao final de cada conteúdo os convide para deixar um comentário, entrar na sua lista de e-mail para receber conteúdo ou curtir suas redes sociais.

Isso é muito importante para que haja o engajamento do público com a marca e assim crie um relacionamento. Perceba que todos esses pontos, fazem parte de estratégias de marketing de conteúdo mais elaboradas.

 

Estratégia 9 – Evite muita publicidade

Não é legal bombardear seus clientes com publicidades toda hora, vai ter a hora exata para você oferecer seus produtos e serviços.

Se concentre em gerar valor e conteúdo de qualidade para eles.

 

Conclua – Fim das estratégias de marketing de conteúdo.

Faça uma conclusão ao final do artigo, recapitulando os pontos importantes.

Isso faz com que seu texto fique maior, também vai ajudar seu público a fixar o conteúdo na cabeça e você irá repetir as palavras chaves, fazendo com que o Google te encontre mais facilmente na internet. Gostou desse artigo da Bump Solutions? Compartilhe