Como entrar no marketing de afiliados e aumentar sua receita em 2021

Tudo o que você precisa saber sobre os primeiros passos no marketing de afiliados.

Sem dúvida, você leu relatórios de receitas de blogueiros e profissionais de marketing que ganham dezenas de milhares de dólares por mês com o marketing de afiliados.

Depois de ler um desses relatórios, você provavelmente pensou em tentar o marketing de afiliados, mas talvez nunca tenha experimentado.

Este guia examinará como você deve começar no marketing de afiliados. Também discutirei como aumentar sua receita de afiliados. Essas são estratégias que você pode usar para atingir seus primeiros mil dólares por mês em renda passiva. Vamos mergulhar.

O que é marketing de afiliados e quem pode fazer isso?

O marketing de afiliados recompensa as pessoas que recomendam os produtos ou serviços de uma empresa. A empresa oferece uma comissão para incentivar os afiliados a promover seus produtos ou serviços por meio de links afiliados. Afiliados típicos incluem blogueiros e influenciadores de mídia social, mas qualquer pessoa com um bom alcance online pode fazer isso.

O que é marketing de afiliados e quem pode fazer isso
O que é marketing de afiliados e quem pode fazer isso

Normalmente, existem três partes no marketing de afiliados: o vendedor, o afiliado e o consumidor. Os afiliados ganham alguma renda extra, os consumidores recebem recomendações valiosas e os comerciantes obtêm novos clientes.

Acabando com os mitos

O marketing de afiliados é uma forma eficaz de impulsionar as vendas. No entanto, há muita desinformação em torno do marketing de afiliados. Vamos dar uma olhada em alguns mitos comuns do marketing de afiliados e clarear o ar.

1 – “O marketing de afiliados é caro.”

Tudo que você precisa para iniciar um negócio afiliado é um computador, uma conexão com a Internet e tempo. Você nunca deve ter que pagar adiantado para ingressar em um programa de afiliados, nem deve ter que comprar produtos.

Leia Também: Migração SEO: Dicas Fundamentais

Se a empresa solicitar que você faça isso, provavelmente é uma empresa de marketing multinível, e não um programa de afiliados.

Embora gastar dinheiro em publicidade possa ajudar, o sucesso neste campo não depende de quanto dinheiro você gasta, mas da qualidade do seu conteúdo e de sua capacidade de persuadir o público a realizar a ação desejada.

Algo tão simples como aprender a escrever uma cópia de e-mail de alta conversão pode atrair mais clientes do que uma série de anúncios pagos mal direcionados.

2 – “Os afiliados recorrem a práticas de vendas duvidosas.”

Embora algumas afiliadas, infelizmente, deem má fama ao setor, elas são raras. Bons afiliados são profissionais de marketing qualificados que se envolvem de boa fé e promovem produtos e serviços que realmente amam.

3 – “Você pode ficar rico rapidamente.”

Os comerciantes afiliados gastam muito tempo construindo uma boa reputação. Direcionar as pessoas para o seu website e fazer com que elas convertam é um desafio contínuo que envolve muita otimização e planejamento.

Depois de ter um público estabelecido, você começará a ganhar, mas leva tempo para chegar lá.

Então, como você pode usar o marketing de afiliados em seu benefício? Na próxima seção, veremos como você pode encontrar o programa de afiliados certo para ingressar e iniciar a jornada rumo à sua primeira comissão.

Escolha de um nicho e o programa de afiliados certo

Antes de mergulhar no marketing de afiliados, você precisa escolher o nicho certo e o (s) programa (s) para aderir. Vejamos algumas das coisas que você deve ter em mente antes de escolher o melhor programa de afiliados para você.

Alinhe-o com seus interesses

Com o marketing de afiliados, você não precisa escolher um nicho que lhe interesse, mas ajuda. Para começar, os melhores profissionais de marketing afiliado fornecem informações úteis e feedback aos clientes sobre os produtos que eles adoram.

Se você não estiver interessado em um nicho, será difícil fornece ótimos insights ou mostrar o valor de um produto ou serviço que você não usa.

Em segundo lugar, você raramente terá sucesso da noite para o dia, especialmente se estiver apenas começando com o marketing de afiliados.

Consequentemente, você provavelmente passará meses ou mesmo anos trabalhando nesse nicho. Novamente, é difícil manter essa motivação se você não estiver interessado no nicho.

Comece fazendo uma lista de seus interesses. Em seguida, pesquise as oportunidades disponíveis. Sites como o Flippa, onde as pessoas compram e vendem um site, é um ótimo lugar para pesquisar o potencial de ganho de nicho.

Você pode ver o que o afiliado oferece que um site está promovendo, que abordagem eles adotaram e a estratégia de SEO que implementaram.

Escolha de um nicho e o programa de afiliados
Escolha de um nicho e o programa de afiliados

Você pode adotar uma abordagem semelhante baseada em pesquisa para o marketing Pay Per Click. Existem muitas ferramentas online que permitem que você analise as estratégias de PPC das pessoas por nicho.

Ao pesquisar um nicho, você também deve olhar para as comissões de afiliados que estão sendo oferecidas e, tão importante quanto, os ganhos por clique (EPC).

O EPC é quanto dinheiro você pode esperar ganhar com base no volume de tráfego que você envia para um site.

Se você se sentir perdido, a imagem abaixo fornece um instantâneo de 20 dos nichos mais lucrativos para afiliados.

20 dos nichos mais lucrativos para afiliados
20 dos nichos mais lucrativos para afiliados

Confira a competição

Depois de decidir sobre o seu nicho, você precisa pesquisar a concorrência. Você deve fazer uma análise preliminar das oportunidades, o que essencialmente significa a competição quando você escolhe seu nicho. Antes de começar a implementar sua estratégia de marketing de afiliados, vale a pena fazer sua pesquisa.

O tipo de pesquisa que você fará dependerá do canal de marketing utilizado. Se você planeja usar PPC, sua abordagem será diferente da de alguém que deseja dominar os resultados da pesquisa.

Deixe-me lhe dar um exemplo. Se eu quisesse promover ofertas de afiliados em meu blog e estivesse competindo com o Xiaomi Today, o site listado anteriormente no Flippa, faria o seguinte:

Revise o site para ver quais produtos e serviços eles estão promovendo intensamente. Por exemplo, por meio de banners etc. Observe as primeiras páginas do site

Você pode ver uma seção de ofertas e descontos na página inicial – todos os produtos listados nesta seção usam links de afiliados. Você pode acessar esta seção de ofertas através da barra de navegação principal.

É justo supor que os produtos listados nesta seção geram vendas para o proprietário do site.

Você pode ver as páginas de melhor desempenho no site. Se eu fosse entrar nesse nicho, revisaria as páginas principais e listaria o conteúdo que desejo imitar.

Você pode adotar uma abordagem semelhante baseada em pesquisa para PPC. Por exemplo, você pode consultar o Google Ads para verificar a concorrência por meio de métricas como o custo por clique médio de termos de pesquisa populares.

Você também pode revisar o tipo de anúncios que as empresas estão exibindo no Facebook e até mesmo revisar seus funis de marketing.

Uma pesquisa completa de seu nicho e das empresas que operam no setor fornecerá informações que o ajudarão a ganhar sua primeira comissão e crescer rapidamente. Você pode aprender muito com seus colegas.

O que procurar em um programa de afiliados

O próximo passo em sua jornada é escolher plataformas de marketing de afiliados adequadas. Muitos critérios constituem um bom programa de afiliados, mas recomendo prestar atenção especial ao seguinte:

  • Taxas de comissão. Mais alto é melhor. Alguns programas também oferecem taxas mais altas para produtos principais e taxas preferenciais para os principais afiliados.
  • Vida útil do cookie. Trinta dias é um padrão mínimo absoluto, mas quanto mais tempo, melhor.
  • Capacidade de rastreamento. Procure por programas afiliados e redes que oferecem URLs de postback (também conhecidos como pixels de servidor para servidor).
  • Lucro médio por clique (EPC).
  • Critérios de aceitação. Alguns programas desejam revisar uma inscrição antes de aceitá-lo como afiliado.

Idealmente, você deve apoiar empresas de quem compra ou usa. Dessa forma, você poderá falar sobre os produtos e serviços que eles oferecem com autoridade e fazer recomendações genuínas.

O que torna um bom site de marketing de afiliados?

Um dos fatores críticos para ser um comerciante afiliado de sucesso é gerar tráfego e gerar conversões. Esta seção analisa como alguns comerciantes afiliados criaram um site envolvente que oferece excelente experiência do usuário, conteúdo e otimização para subir nas classificações de pesquisa.

Crie conteúdo de primeira linha

Nerdwallet é um site afiliado de análise de produtos financeiros e oferece conteúdo sobre tópicos que vão desde financiamento habitacional a seguros. O conteúdo é genuinamente útil e acionável para os leitores, quer eles façam uma compra ou não.

Crie conteúdo de primeira linha
Crie conteúdo de primeira linha

O site se comercializa como uma solução completa para todas as suas dúvidas relacionadas a dinheiro, oferecendo conselhos e dicas em vez de ir para a venda difícil.

Ele tem uma seção de principais opções cuidadosamente selecionada e guias e dicas claras que demonstram credibilidade e experiência.

Existe até uma calculadora gratuita que as pessoas podem usar para calcular impostos, hipotecas, economias e assim por diante.

O excelente conteúdo da Nerdwallet permitiu-lhes segmentar palavras-chave de alto volume com sucesso em um mercado extremamente competitivo.

De acordo com um comunicado da empresa, o site teve mais de 140 milhões de visitantes em seu site e ferramentas em 2018.

Quer ler o livro de Nerdwallet? Lembre-se das regras de ouro de um ótimo conteúdo:

  • Torne-o útil e acionável.
  • Sempre verifique e verifique seus fatos e cite todas as fontes que você usa.
  • Verifique a ortografia e a gramática, usando um verificador gramatical, se necessário.
  • Dívida longas passagens de texto com quebras de parágrafo, marcadores, imagens e espaço em branco.
  • Escreva com uma voz amigável, mas autoritária.

Construir credibilidade com ótimo conteúdo leva tempo, mas não há substituto se você quiser construir um público fiel.

Foco na experiência do usuário

O PC Part Picker é um recurso online para pessoas que desejam construir seus computadores. O site oferece uma ferramenta que permite que as pessoas escolham as melhores peças para qualquer modelo que estejam construindo no momento.

Cada parte leva o visitante ao varejista por meio de um link de afiliado.

Foco na experiência do usuário
Foco na experiência do usuário

O site se afasta dos guias e tutoriais usuais e oferece aos usuários uma ferramenta muito útil e acionável que os ajuda a construir computadores.

A ferramenta permite combinar diferentes partes do computador e, em seguida, fornece informações sobre o desempenho. O site oferece uma ótima experiência ao usuário e é fácil de navegar.

Um ótimo site com uma experiência de usuário estelar é o componente crítico para qualquer comerciante afiliado.

Deve ter o conteúdo certo e usar ferramentas de otimização para criar uma experiência do usuário que garanta visitas e conversões repetidas.

Assim que o conteúdo estiver pronto, você precisará conectar os links de afiliados para direcionar as vendas ao varejista e garantir suas comissões.

Na próxima seção, veremos como você pode criar postagens de blog envolventes que instruem seus leitores e rendem dinheiro.

Promoção de links afiliados em um blog

Seu blog pode ser um canal poderoso para direcionar as pessoas a comprar por meio de seus links de afiliados. Se você quer ser um afiliado de marketing de sucesso e planeja contar com o SEO para gerar tráfego, você deve começar um blog.

Existem vários tipos de conteúdo que você pode usar para atrair as pessoas certas. Por exemplo, como fazer e guias detalhados são muito populares para nichos técnicos.

Você também pode usar listas mais curtas que comparem e analisem uma variedade de produtos semelhantes. Para conteúdo extenso e aprofundado, você pode usar estudos de caso, white papers e e-books para fazer backup de seus pontos e educar ainda mais seu público.

Você também pode usar conteúdo visual, de vídeo e áudio para interagir com seus visitantes. Por exemplo, muitos profissionais de marketing afiliados usam o YouTube e compartilham links afiliados na caixa de descrição.

Os infográficos são outra ótima maneira de criar conteúdo fácil de ler e compartilhável.

Embora educar e entreter seu público seja essencial, você também deve garantir que seu conteúdo tenha um bom desempenho nas classificações de pesquisa. Algumas palavras-chave são competitivas.

As ferramentas online ajudam a identificar palavras-chave relevantes, o volume de pesquisa e o nível de concorrência. Na imagem acima, vemos que “computadores dell” é uma palavra-chave muito procurada quando você digita “computador”.

Promocao de links afiliados em blog
Promocao de links afiliados em blog

Dica profissional: segmente palavras-chave de cauda longa (mais longas e mais específicas). O volume geral de pesquisa pode ser menor, mas o nível de competição é menor.

Promoção de links de afiliados nas redes sociais

Você tem um ótimo site e conteúdo, mas como fazer com que as pessoas os vejam? O SEO é importante, como discutimos, mas leva tempo para alcançar um bom desempenho de pesquisa.

Entre nas redes sociais. A mídia social se tornou uma das maneiras mais eficazes de atingir um público mais amplo por meio de conteúdo orgânico e pago.

Seu conteúdo de mídia social deve ser atraente e atraente o suficiente para encorajar os leitores a parar de ler e se envolver com o que você tem a dizer.

Lembre-se de usar títulos atraentes, imagens fortes e uma ótima primeira linha. O conteúdo de vídeo é ideal para mídia social.

Outra maneira de usar a mídia social a seu favor é ingressar em grupos relacionados ao seu nicho e compartilhar conteúdo útil que fortaleça sua reputação como voz líder.

Tome cuidado para não ser excessivamente promocional, ou você apenas irritará as pessoas (alguns grupos até têm regras contra a autopromoção direta).

Levando sua promoção adiante

Você pode produzir diversos tipos de conteúdo que o ajudarão a gerar vendas de afiliados. Vejamos algumas maneiras de gerar mais conversões e conquistar seguidores leais.

Conteúdo educacional. Uma parte crucial da construção de sua estratégia de marketing de afiliados é estabelecer seu site como a fonte de acesso para conteúdo confiável e autorizado.

Uma forma de destacar sua experiência é oferecendo webinars e cursos online que ajudarão seu público a se informar melhor e permitir que você destaque seu conhecimento e promova produtos relevantes. Ganha-ganha!

Descontos e ofertas. Todo mundo adora um bom negócio. Dê a seus seguidores um motivo para comprar por meio de seus links com ofertas exclusivas, bônus e descontos.

Adapte o conteúdo em diferentes formatos. Já discutimos blogs e vídeos como ótimas maneiras de promover seus links.

Mas você sabia que pode redirecionar o conteúdo de várias maneiras? Por exemplo, os podcasts são uma ferramenta fantástica para construir e envolver seu público.

Você pode promover ofertas exclusivas para ouvintes e incluir links de afiliados nas notas do programa. É fácil redirecionar uma postagem de blog ou vídeo como um podcast e vice-versa.

Em última análise, a melhor maneira de promover seus links e conteúdo é descobrir o que seu público quer e dar a eles.

Veja o que funciona e o que não funciona experimentando e rastreando os resultados. Na próxima seção, veremos como você pode monitorar seu desempenho e continuar melhorando.

Acompanhe seus resultados

A única maneira de saber com certeza se seus esforços de marketing de afiliados estão valendo a pena é monitorando os resultados de suas estratégias. Com o marketing de afiliados, as conversões acontecem dentro e fora do seu site.

Por exemplo, quando uma pessoa clica em seu link de afiliado, isso é uma conversão. A conversão secundária é quando alguém faz uma compra.

Você precisa usar ferramentas que podem se integrar com suas análises para que possa obter a imagem completa dos dados. As principais métricas que você deve monitorar e correlacionar para tomar decisões baseadas em dados informadas são:

  • Fontes de tráfego
  • Audiências
  • Origem do conteúdo
  • Dados de conversão e vendas

Ferramentas como o Google Analytics podem fornecer uma ótima visão do seu site, incluindo o número de visitantes, quais páginas recebem mais visitas e quais páginas têm uma alta taxa de rejeição.

Você pode usar esses dados para obter insights sobre o comportamento do visitante e, posteriormente, melhorar a experiência do usuário.

Muitas soluções de rastreamento de afiliados permitem que você rastreie suas conversões. Procure aqueles que se integram ao Google Analytics para vincular suas receitas e conversões de afiliados aos dados do GA.

Isso permite que você atribua seu tráfego de SEO, social e pago às vendas.

Quando você pode ver as ações que as pessoas realizam em seu site que levam a vendas, você tem a oportunidade de implementar alterações de otimização no site consideradas.

Enquanto isso, se você pode ver o que acontece fora do seu site, pode melhorar a segmentação do seu anúncio e executar campanhas de retargeting mais eficazes.

Além disso, permite que você acompanhe as vendas de afiliados em várias plataformas a partir de um painel.

Resumindo

O marketing de afiliados é uma ótima maneira de monetizar sua experiência e alavancar sua rede para aumentar sua receita. Como uma forma de marketing forte e crescente, é uma situação em que todos ganham tanto para os afiliados quanto para os comerciantes.

É uma forma de diversificar sua receita de baixo risco, pois os custos iniciais são mínimos. Tudo que você precisa é de um ótimo site, um pouco de know-how e determinação e algum tempo.

Pode levar algum tempo para ver os resultados quando você começar, então não desanime se você não começar a fazer comissões durante a noite. Você pode fazer algumas coisas para acelerar o processo, e cobrimos muitas delas neste artigo.

O ponto de partida mais importante é escolher os produtos e serviços que você adora em um nicho.

Mostre sua experiência com conteúdo envolvente em seu site, mantendo a otimização de conteúdo em mente. Direcione as palavras-chave certas de alto desempenho e promova seu conteúdo por meio de canais adicionais, como mídia social, marketing por email e webinars.

Use as ferramentas certas para se concentrar na melhor maneira de alcançar seus clientes, acompanhando como eles se comportam em seu site e o que os leva a fazer uma compra (ou não). Use essas dicas para criar uma forte campanha de marketing de afiliados que o ajude a usar sua experiência para ganhar mais.

Então, o que você está esperando? Aqui está sua primeira comissão!