Saiba como ter mais engajamento nas redes sociais

Em tempos onde plataformas como Facebook e Twitter são grandes sucessos de público, ganha vantagem a empresa que investe no engajamento nas redes sociais.

Com a popularização dos smartphones, as pessoas começaram a navegar pela internet principalmente por esses aparelhos.

Isso aumentou a acessibilidade às redes sociais, que já eram bastante populares. Hoje em dia, elas representam um verdadeiro mercado a ser explorado e incentivado. 

Incluindo aí ferramentas voltadas especialmente para a compra e venda de produtos, como o Facebook Marketplace.

Isto posto, lendo este texto você vai conhecer os benefícios das redes sociais para os negócios.

Além das estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas e as ferramentas voltadas para melhorar o engajamento e a interação.

Qual a importância das redes sociais?

Hoje em dia, toda empresa de grande porte tem pelo menos uma equipe dedicada às mídias sociais.

Saber gerir os perfis profissionais garante uma série de benefícios que você vai conhecer agora.

Ajuda a robustecer a marca

Ter atuação nas redes sociais é um ótimo instrumento para criar uma imagem atraente e consolidar a empresa no mercado.

Um dos pontos principais dessa estratégia é construir uma relação consistente e duradoura com os clientes. Pelas redes sociais isso é possível.

A grande função de todas elas é facilitar a comunicação entre as pessoas. Então, nada mais justo do que as empresas usarem para isso.

Engaja os clientes

A empresa que tem uma presença ativa nas redes sociais engaja seus clientes. 

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Portanto, para construir um relacionamento com quem te segue, é preciso alimentar as redes com conteúdos interativos e interessantes.

Por isso, o engajamento depende de:

  • Conteúdo original;
  • Acesso a dados dos clientes;
  • Estratégias complementares;
  • Interações orgânicas.

Entre as estratégias complementares, estão campanhas de Instagram Ads e automatização do atendimento ao consumidor, por exemplo.

Atrai novos consumidores

As redes sociais são verdadeiras vitrines online, quem investe nelas quer mais do que fidelizar clientes: também quer conquistar novos.

Felizmente, existem várias estratégias possíveis para tornar isso uma realidade.

O importante é usar a criatividade e a competência para entregar conteúdos diferenciados e atendimento personalizado.

Sendo assim, procure saber como funciona o Facebook Ads, a plataforma de anúncios do Facebook. Ela é uma ferramenta imprescindível para fazer bons negócios nesta rede.

Informa sobre os clientes

As principais redes proporcionam uma série de informações sobre os usuários. Portanto, acompanhe as métricas para avaliar o impacto das suas campanhas nessas plataformas.

As métricas são dados que indicam a efetividade de uma campanha de anúncios ou de um post, por exemplo.

Estudá-las é uma ótima maneira de conhecer mais seu público e saber exatamente o que ele procura.

Como aumentar meu engajamento?

O engajamento é uma verdadeira ciência nas redes sociais, para alcançar números expressivos, é preciso dedicação e conhecimento.

Nos tópicos abaixo apresentamos algumas dicas para trilhar esse caminho, acompanhe.

Estude o público

Conhecer bem o público é a base para qualquer ação de marketing, desde anúncios em jornais até como funciona o Facebook Ads.

Nas redes sociais não é diferente. O primeiro passo para ter bom engajamento é postar conteúdos que chamem a atenção do público.

Portanto, use as métricas e capte dados da sua base de clientes para ter mais sucesso.

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Use hashtags

As hashtags servem para agrupar posts que falam de um mesmo assunto. Use esse recurso para ter uma maior visibilidade nas plataformas.

É importante que as hashtags sejam usadas com contextualização e parcimônia.

Lembre-se que a ideia é atrair mais pessoas para o seu perfil e não poluir a linha do tempo com posts invasivos.

Ofereça conteúdo profissional

Se a ideia é construir uma imagem positiva da empresa por meio da web, o conteúdo ofertado tem que seguir padrões altos.

A longo prazo, a atuação nas redes sociais vai definir como a maioria do público percebe sua marca.

Por isso, é de suma importância que todos os posts sejam realmente relevantes e sigam padrões estritos de ética.

Use ferramentas de apoio

Como foi dito anteriormente, as redes sociais oferecem ferramentas próprias para aprimorar as estratégias de interação e engajamento.

É o caso do Twitter Analytics, que abriga informações sobre os seguidores, e do Bume, um gerenciador de posts, comentários, mensagens e stories do Instagram.

À medida que o número de seguidores aumenta, a tendência é que a empresa precise de um time inteiro dedicado somente ao gerenciamento das redes sociais.

Essa estratégia, em conjunto com técnicas como anunciar no Google Ads, é vital para que empresas atinjam um novo patamar frente ao público.