Artesanato fácil para ganhar dinheiro passo a passo – Por onde começar?

Se você está buscando um artesanato fácil para ganhar dinheiro passo a passo, está no lugar certo. No post de hoje vamos falar sobre como montar um negócio com produção e venda de artesanatos, a partir de ideias fáceis, com passo a passo de como começar a planejar.

Fazer artesanato para vender é uma ótima oportunidade de lucros, já que os gastos iniciais são mais acessíveis, assim como, os materiais utilizados na confecção das peças.

Atualmente, encontramos cursos e tutoriais para produzir peças manuais, mas hoje, vamos trazer um guia para montar um negócio com artesanato fácil para ganhar dinheiro passo a passo!

Acompanhe.

Artesanato fácil para ganhar dinheiro – Confira o passo a passo 

Se você busca um artesanato fácil para ganhar dinheiro, saiba que alguns desafios podem ser encontrados nesse percurso. Mas um bom planejamento e clareza de algumas informações, podem te ajudar em como montar um negócio com 3 mil reais ou menos, muito menos!

Já que vender artesanato pode ser uma boa fonte de renda extra, muitas pessoas sonham em abrir seu próprio espaço, levando o negócio realmente a sério!

Dessa maneira, se você quer começar a produzir, confira o passo a passo abaixo para ganhar dinheiro com seus trabalhos.

Defina o tipo de artesanato para ganhar dinheiro

Defina o tipo de artesanato para ganhar dinheiro
Defina o tipo de artesanato para ganhar dinheiro

O primeiro passo para um empreendedor de artesanato fácil para ganhar dinheiro é a definição do material, isto é, a escolha de um segmento que seja lucrativo para você.

Por exemplo, criar peças de roupa à mão pode ser bem trabalhoso, no entanto, o mercado da moda sempre estará bem aquecido, se você conseguir atender as tendências.

A ideia é que você aposte em uma material que domine a técnica, usando a criatividade para criar peças autênticas e que atenda o perfil do seu público.

Contudo, opções de artesanatos fáceis como objetos decorativos para a casa, utilidades domésticas e lembrancinhas para festas, têm uma grande procura, e valendo a pena também investir nesses segmentos.

Aprenda e se aperfeiçoe na técnica utilizada para produzir o artesanato

Depois de definir o tipo de artesanato para produção, uma outra definição é aprender e/ou aperfeiçoar a técnica utilizada, pois, mesmo que você saiba como fazer artesanato, buscar conhecimento ajuda a atender as demandas dos clientes.

Hoje o mercado possui diversos perfis de consumidores, onde o preço bom deve se comprometer com a qualidade do produto. Sendo assim, existem fatores que determinam o quanto você terá de lucro com o artesanato.

Um exemplo é a escolha da matéria-prima, que muitas vezes pode ser reutilizada, mas que isso não venha ser um ponto negativo para o produto final. No artesanato com produtos reciclados, é possível fazer peças únicas, muito criativas e utilizáveis.

Portanto, ao aprender mais sobre como utilizar da melhor forma a matéria-prima, você contribui para uma maior qualidade e aperfeiçoamento da peça de artesanato.

Planeje o preço do seu trabalho

Uma das maiores dúvidas dos artesãos é quanto cobrar pelo artesanato, pois, em alguns casos, os materiais não estão tão acessíveis assim.

Sendo assim, uma dica é definir o quanto vale a sua hora de produção, sendo que muitas pessoas querem viver das vendas de artesanatos.

Coloque no papel quanto você quer ganhar com seu negócio, e divida pela quantidade de horas determinadas para sua produção. 

Depois do valor de hora, coloque os gastos com materiais, despesas com a produção e o lucro que deseja obter. 

Outra sugestão é sempre acompanhar os preços dos concorrentes, e se você tiver um diferencial, esse será um argumento para converter as vendas.

Relacionado: Como Gerenciar uma Empresa?

Organize um espaço para fazer artesanato fácil para ganhar dinheiro passo a passo

A escolha de um artesanato fácil para ganhar dinheiro também envolve uma organização, tanto para definição do preço do produto, quanto para investir em um espaço para trabalhar.

Essa sugestão é bem importante para manter a organização e acessibilidade que seu trabalho precisa. Além disso, fazer artesanato também é terapêutico, e você precisa de tranquilidade e criatividade para produzir.

A ideia é que você não organize um espaço no seu quarto, mas sim, em um cantinho da casa mais reservado, como uma sala atelier. Mas se isso não é possível, saiba que um canto da sala ou garagem pode favorecer na construção do seu projeto.

No entanto, se o espaço é pequeno monte armários de parede, crie prateleiras para guardar os artesanatos e materiais para sua confecção. Use a criatividade para montar um atelier funcional e inspirador para fazer os artesanatos para vender. 

Invista nos materiais para produzir o artesanato 

Após montar um atelier para artesanato fácil para ganhar dinheiro, é hora de investir nos materiais para produção das peças manuais.

Portanto, invista em bons fornecedores de matéria-prima como as lojas de aviamentos em atacado. Pesquise o melhor preço, considerando a qualidade dos produtos, preços em quantidades e o valor do frete.

Ao investir em bons preços para produção do artesanato, você estará agregando para o preço final do seu produto, o que contribui para uma custo-benefício lucrativo para o negócio. 

Crie uma identidade para o seu negócio 

Um ponto bem importante é criar uma identidade para o seu negócio, escolhendo o nome da sua marca, logo e slogan para atrair seus clientes.

Dessa maneira, você pode criar um perfil nas redes sociais, fazer tags para colocar junto dos produtos vendidos e divulgar a sua marca.

Essa é uma forma de identificar visualmente o seu negócio, fazendo com que a publicidade do seu empreendimento seja vista, por isso, escolha um bom nome e design para sua empresa ter maior credibilidade.

Divulgue a suas peças de artesanato

A divulgação das peças de artesanato fácil para ganhar dinheiro envolve a escolha dos melhores canais, sendo um deles a internet, capaz de tornar o seu trabalho conhecido em alguns cliques.

Portanto, fazer um perfil comercial, divulgar em marketplaces e sites de vendas se tornam ótimas opções online, ainda mais se você investir em uma lojinha virtual para artesanatos.

E não se esqueça de usar outras ferramentas como o WhatsApp e APPs de vendas, que ajudam a negociar suas vendas, receber encomendas e marcar horários para as entregas.

Aposte em parcerias 

Se você quer tornar seu negócio reconhecido em seu bairro ou cidade, aposte em parcerias, tanto com lojas do segmento, quanto com outros artesãos.

A ideia é você valorizar o seu trabalho, abrindo espaço através de um network de parceiros que possam indicar os seus produtos. 

As feiras de artesanatos e grupos de artesão no WhatsApp são sugestões para ganhar uma renda vendendo artesanatos.

Portanto, nunca pare de se atualizar, invista sempre em oportunidades de negócio, parcerias e materiais que ajudem a diferenciar o seu produto. 

Pesquise sobre seu público-alvo e estude as técnicas de artesanato fácil para ganhar dinheiro passo a passo e lucre mais com suas vendas!