Como escolher um decanter de cristal?

Saber como escolher um decanter de cristal é importante se você é amante de vinho e gosta de apreciar a bebida socialmente com amigos e familiares, pois o artefato lhe permite aumentar a exposição do vinho em contato com o ar para melhorar seu sabor, suaviza os taninos adstringentes e libera os aromas frutados e florais da bebida. 

Ou seja, comprar um decanter cristal é importante para aproveitar o vinho de forma pura em toda a sua essência, além de ser uma forma profissional de apresentação aos convidados. No entanto, escolher um decanter pode ser um pouco trabalhoso, uma vez que, há diferentes tipos disponíveis no mercado. 

Como escolher um decanter de cristal?

Com certeza, você está pesquisando qual tipo de decantador comprar devido às diferentes opções disponíveis, além disso, há modelos específicos indicados de acordo com o tipo de vinho. 

Portanto, para ajudá-los a comprar o modelo ideal, confiram a seguir quais algumas das principais dicas de como escolher um decanter de cristal para aproveitar melhor a degustação de vinhos:

Decanter de cristal de acordo com o tipo de vinho

Os entusiastas da bebida, provavelmente, já devem ter observado que alguns vinhos demoram mais para decantar do que outros. Por exemplo, vinhos tintos encorpados e com alto teor de tanino demoram mais para atingir o ponto ideal de decantação, nesse caso, um decantador com uma base ampla aumentará a quantidade de oxigênio disponível no recipiente e decantará o vinho de forma mais rápida.

Relacionados  Dependente químico tem cura?

A seguir, alguns tipos de decantadores de acordo com vinhos específicos:

Vinhos tintos encorpados ( Cabernet Sauvignon, Petit Syrah, Tannat, Monastrell, Tempranillo, etc.): Use um decantador com uma base ampla, como o modelo Cabernet ou o modelo Syrah.

Vinhos tintos de corpo médio ( Merlot, Sangiovese, Barbera, Dolcetto, etc.): Decantador de tamanho médio, como o decantador modelo Merlot.

Vinhos tintos de corpo leve ( Pinot Noir, Beaujolais): Servir em um decanter refrigerado, de tamanho pequeno ou médio.

Vinhos brancos e vinhos rosés: não é necessário decantar, embora possa utilizar um pequeno decantador.

Tipos de decantador de cristal 

Os decantadores de vinho lembram um pouco as ânforas romanas. São elementos muito úteis, elegantes e estéticos que ajudam a tornar o vinho o melhor possível. 

Além das opções de escolher o decantador de acordo com o tipo de vinho, há também outros tipos de decanter de cristal, sendo que, alguns realizam a oxigenação máxima da bebida, outras a mínima oxigenação, etc. 

Decanter de oxigenação máxima ou aeradores

O vinho é separado e profundamente oxigenado quando é despejado em um recipiente ou copo como o decantador de cristal. Para conseguir esse efeito, os aeradores são projetados com paredes estruturadas e boca larga.

Outra vantagem dos decantadores de oxigenação máxima é que eles podem eliminar os maus odores que podem surgir em vinhos que foram engarrafados por longos períodos de tempo.

Decanter de oxigenação mínima

Os decantadores de oxigenação mínima permitem que o vinho deslize pelas próprias paredes quando é despejado em um recipiente ou copo. Desta forma o vinho será levemente aerado. Esse tipo de decanter de cristal tem formas e bocas mais estreitas.

Este artefato tem como principal função a eliminação dos sedimentos que os vinhos possuem, dando origem a vinhos puros decantados, mas pouco aerados. Geralmente são usados ​​principalmente na decantação de vinhos jovens que não foram filtrados.

Relacionados  Solução Completa para e-Social e Obrigações Trabalhistas: Uma Visão Integrada

Decanter de vinho com a mesma capacidade que a garrafa

Estes decantadores costumam ter a mesma capacidade de uma garrafa de vinho, de modo que a decantação pode ser feita em uma única etapa.

Seu design tem várias formas: plana com fundo grosso e largo, fina com gola larga, redonda com gola estreita e longa, etc.

Geralmente são feitos de cristal, o que permite que o vinho flua sem demora e com rápida oxigenação.

Outra vantagem de ser feito de cristal é que sua própria transparência permite uma melhor limpeza do seu interior.

Estas são as principais dicas de como escolher um decanter de cristal, uma vez que, é possível selecioná-lo de acordo com o tipo de vinho ou nível de oxigenação que se espera obter durante o processo de decantação.